Quando LEANDRO LIBERTO DOS SANTOS começou o curso de formação de bombeiros voluntário tinha um propósito bem específico: adquirir conhecimento. A estratégia foi revisada quando recebeu seu primeiro uniforme das mãos do fundador e coordenador da Unidade 10, Ademar Stuewe. “Ele tinha minha profunda admiração e todo meu respeito. Aí que tudo mudou: passei a me dedicar ainda mais nos treinamentos, fazer plantões com mais frequência. Até mesmo quando a escala estava preenchida, dava um jeitinho de estar por perto da unidade participando de treinamentos ou conversando com seu Ademar”.
O registro como bombeiro industrial na carteira de trabalho foi a nova injeção de ânimo. “Mesmo conciliando casamento e filho pequeno, sempre procurei administrar o tempo com a família e o bombeiro voluntário. Quando eu menos esperava, o tempo já tinha passado! Cinco anos, depois vieram os dez anos e, agora, chegando os 15 anos de voluntariado na Unidade 10! Nem acredito que já passou tanto tempo assim!”
Uma marca ficou e o tempo só faz lapidar a lembrança: o apoio do bombeiro voluntário Ademar Stuewe. “Ele sempre esteve ao meu lado. Não me deixou desistir ou atingir por influências negativas. Tenho muito a agradecer a Deus, por nos proteger em todas as ocorrências nesses 15 anos; agradecer ao seu Ademar pelo apoio nos treinamentos, e à minha família, que também sempre me apoiou nessa caminhada de bombeiro voluntário!”
A motivação do voluntário Santos:
“TENHO MUITO ORGULHO DE DOAR PARTE DO MEU TEMPO PARA AJUDAR A COMUNIDADE. VISTO ESTE UNIFORME COM MUITO ORGULHO!”