O ano de 2020 foi de desafios para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ). As contribuições sofreram brusca queda em consequência da insegurança econômica e variação na renda dos joinvilenses. E adaptações nas atividades operacionais, para enfrentamento da pandemia, foram adotadas para proteção dos bombeiros e das vítimas. Mas nada poderia prejudicar a manutenção de nossos atendimentos.
Iniciamos um grande movimento interno de reinvenção. Orquestrados pela diretoria, o comando e o administrativo da corporação enfrentaram a pandemia com trabalho e criatividade. E os colaboradores da mais antiga instituição voluntária do país entregaram a qualidade de sempre no socorro à população e gestão da instituição. Atendemos 912 chamados para combate a incêndios, fizemos 5.407 atendimentos pré-hospitalar e 1.862 eventos extraordinários. Além disso, avaliamos mais de 20 mil empreendimentos e projetos de prevenção a incêndio por meio do Centro de Atividades Técnicas (CAT).
Para sensibilizar mais contribuintes e diversificar nossas fontes de arrecadação, viramos game de computador, criamos um portal online de cursos da área de segurança e vendemos dezenas de milhares de máscaras de proteção facial. Pautados em gestão eficiente, dados e metas fomos reconhecidos como a quarta melhor instituição no prestigiado prêmio Melhores ONGs do Brasil, reforçando que o voluntariado não é sinônimo de amadorismo.
Este ano reforçou nossa visão de que somos, acima de tudo, uma causa.
Aproveitamos o momento para investir na frota e no bem-estar dos bombeiros. Agregamos quatro caminhões de combate a incêndio, um caminhão de resgate veicular, um caminhão tanque, quatro carros de apoio e novos equipamentos de resgate (carregador de cilindros e almofada pneumática), além de entregar uma nova área de convivência na Unidade Central.
Este ano reforçou nossa visão de que somos, acima de tudo, uma causa. E entendemos que o futuro das ONGs está focado na capacidade de sustentabilidade financeira. Nenhuma organização pode depender exclusivamente de recursos públicos para realizar suas atividades. Assim, superando cada dificuldade, buscamos um destino extraordinário para esta instituição, beneficiando toda a população de Joinville.