O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville mobilizou 61 bombeiros na operação de resgate e atendimento às vítimas do colapso de parte da cobertura do prédio onde funciona a sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), localizada na rua Anita Garibaldi, nesta quinta (28). No local atuaram 25 bombeiros entre motoristas, socorristas, resgatistas, combate ao fogo. Os demais cobriram escalas nas unidades operacionais dos bairros e Unidade Centro. Eles empregaram oito veículos de emergência, entre eles cinco ambulâncias.
O abalo ocorreu no piso superior da estrutura, onde funcionam as unidades de Desenvolvimento de Gestão Ambiental, Bem-estar e Proteção Animal, Parques, Praças e Rearborização Pública. Cerca de 40 (quarenta) pessoas estavam no local no momento em que um estalo foi ouvido, indicando possível abalo. Imediatamente, todos evacuaram o prédio e parte da estrutura caiu, segundo nota emitida pela Prefeitura.
Os bombeiros receberam o chamado de socorro às 8h35; em 4min20seg a primeira equipe de resposta chegou ao local e, em 12 minutos o restante da estrutura estava montada. Os socorristas dos bombeiros, com apoio do pré-hospitalar do Samu, Arteris Litoral Sul, Unimed e Ideal Emergências Médicas, fizeram a triagem de 20 vítimas — 11 delas foram conduzidas ao Hospital Municipal São José. De acordo com o boletim médico divulgado pela Secretaria de Comunicação às 16h, seis vítimas continuavam internadas na unidade.
O resgate de uma das vítimas que estava protegida sob uma escrivaninha, bem como a retirada dos pertencentes dos funcionários, foi feito pela equipe de busca e salvamento em estruturas colapsadas (BREC) em pouco menos de 90 minutos. Nesta operação os bombeiros acionaram também a busca com cão farejador, por meio da Associação Voluntária de Busca e Resgates com Cães (AVBREC). Após os resgates, a laje foi escorada para entrada dos peritos da Defesa Civil e Centro de Atividades Técnicas do CBVJ. O prédio foi interditado e os serviços prestados pela unidade serão relocados.
Exemplar
Segundo o comandante do CBVJ, Carlos Kelm, o tempo de resposta dos bombeiros e a mobilização dos voluntários foram fundamentais para o excelente resultado da operação de socorro. “Hoje ficou demonstrado o verdadeiro espírito de colaboração, cooperação e desprendimento dos nossos bombeiros e socorristas”, declarou em mensagem de agradecimento assim que a operação de salvamento foi desmontada, por volta das 13h30. As equipes que participaram do socorro ainda não se reunir para a avaliação final da operação.
A equipe de BREC foi a última a deixar a cena do acidente, às 17h. Durante a tarde eles fizeram a retirada de materiais dos escombros e prestaram auxílio às demais equipes de segurança.