Encontro de famílias, bombeiros e vizinhos da corporação, unidos pelos sentimentos de gratidão, alegria, e fé marcou a celebração do advento nesta quarta (13) no Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. O evento reuniu duas instituições criadas pelos colonizadores alemães em 1892 e que completaram 125 anos no decorrer de 2017, os bombeiros voluntários e o Coro da Paz, da Igreja Evangélica Luterana.
Ao som de Hallelujah, executada pela Banda dos Bombeiros, os vizinhos da corporação foram recepcionados pelos bombeiros e diretoria da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários e se uniram às famílias. Na sequência, o Coro da Paz entoou as canções “Já vem perto o Natal” e “Rejubila”. Mas foi “O Tannenbaum”, tradicional canção do Natal alemão, que envolveu o público em sensações de saudades da infância.
“Este é um momento para agradecer, primeiro aos nossos bombeiros, que dedicam todos os dias as suas vidas para ajudar o próximo; depois, à comunidade, que ajuda a manter essa instituição”, disse a vice-presidente da Associação e coordenadora de projetos, Dolores Carolina Tomaselli. “Esse é o verdadeiro sentimento do Natal: a união, a fé e a renovação da esperança”.
“’É tempo de acreditar que cada um de nós faz a diferença”, disse o pastor da Igreja da Paz, Cleo Martins. Já cônsul honorário da Alemanha em Joinville, Rodrigo Bornholdt, enalteceu a iniciativa das duas entidades em preservar a tradição e a cultura, bem como o verdadeiro espírito natalino.
Homenagens
A celebração do advento também foi marcada por homenagens. O presidente da Associação, Moacir Thomazi, recebeu uma placa dos bombeiros em agradecimento aos oito anos de realizações frente à entidade, coroada com a inauguração, em julho passado, do novo prédio operacional da Unidade Central.
O bombeiro Flavio Duarte, que tem 25 anos de incorporação, recebeu, em nome dos demais, o brinde de fim de ano das mãos do comandante Jaekel A. Souza, do subcomandante operacional, Jackson Jasper, e do subcomandante voluntário Jackson Seidel. Na sequência, 14 integrantes da Banda dos Bombeiros receberam o pin comemorativo pelos cinco e 10 anos de incorporação.
O evento foi encerrado com o toque da sirene e visita à torre do prédio histórico, restaurada no primeiro semestre com apoio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec 2016). Agora ela integra a primeira parte do projeto de musealização do espaço que abriga o Museu Nacional do Bombeiro Voluntário.
Integrantes da banda que receberam o pin
10 anos
Thiago da Silva
Leandro Augusto Dias
Adriano da Silva Neto
Bruna Cristina Flora Vieira
5 anos
Lucas Emanuel Ribeiro
Vander Luiz Hipolito Machado
Paula Vitoria Karolus
Kayhan Luis Lopes Cristino
Jonathan Felipe Debacher
Henriette Hillbrecht
Felipe Ebiner
Corpo Coreográfico
Isabele Cristina Barbosa Galliza
Samia Beatriz de Oliveira Barbosa