No último dia 17 de julho, a Associação dos Bombeiros Voluntários em SC recebeu o pedido de ajuda da Defesa Civil Estadual para atender o município de Saudades, no Oeste,, devido os sérios problemas causados pelas chuvas da semana passada.
As corporações de bombeiros voluntários de Joinville, Caçador, Jaraguá do Sul, Itaiópolis e Guaramirim enviaram um comboio com dezenas de homens, viaturas, caminhões e equipamentos, e após 700 km e mais de 12 horas de viagem, o comboio foi instruído pelo secretário de Planejamento e Infraestrutura do município a se dirigir ao posto de comando dos Bombeiros Militares.
Segundo relatos dos bombeiros que estiveram no local, a chegada não foi vista com uma boa recepção, ainda neste mesmo dia, os voluntários foram informados de que a ajuda de todas essas corporações não era necessária, pois os militares já possuíam todos os recursos e que deveríamos retornar, pois não haveria nada a ser feito por todas as nossas equipes que deixaram seus municípios para prestar todo o auxílio necessário para as famílias, comunidade e município em questão.
Para os bombeiros voluntários, que ali se dispuseram em sair de suas casas e cidades em defesa do próximo, mesmo não se preocupando com o desgaste físico e nem sem saber quando retornariam para suas cidades, fomos impedidos de prestar auxílio ao povo de Saudades e região. Não entendemos o porquê esta decisão foi tomada, nossa intenção era de agregar forças para que todos pudessem auxiliar de forma rápida todos os atingidos, pela situação que a região se encontrava e que inclusive vive até o momento.
Entendemos que por cima de nossas fardas, condições civis e comandos diferentes, nossa missão maior é de dedicar nosso serviço ao povo catarinense.
Mesmo sem entender o que realmente fez com que nosso serviço tenha sido impedido de ser feito, e estando no local oferecendo ajuda a todos, entendemos que é nosso dever informar aos moradores da região Oeste, atingidos pelas chuvas, especialmente do município de Saudades, o porquê não estivemos agindo nessa catástrofe.
Reiteramos que, independente dos fatos, nossos homens, mulheres e recursos, estarão sempre disponíveis, e viajaremos quantas vezes forem necessárias, pois é a defesa do próximo que nos move.
Que Deus conforte a todos os atingidos.
Bombeiros Voluntários de Joinville.