O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) fechou os primeiros sete meses do ano com 3.601 ocorrências atendidas, praticamente o mesmo número registrado no mesmo período do ano passado (3.593 chamados em sete meses). No período foram feitos 2.513 atendimentos pré-hospitalar (APH), 389 combates a incêndio e registados 690 eventos extraordinários.
Especificamente em julho, foram registradas 571 ocorrências, 11% a mais que no mês anterior. O atendimento pré-hospitalar somou 405 casos, seguido pelos eventos extraordinários (101) e, por fim, os incêndios, com 65 chamados.
Os incêndios em vegetação, lixo ou gás foi o tipo de ocorrência que apresentou maior oscilação em julho quando comparado com o mês anterior. Os chamados saltaram de 27 para 31(14,8%). Os incêndios em edificações, por outro lado, caíram de 29 para 21 registros de junho para julho, respectivamente.
As emergências pré-hospitalares registraram o segundo maior aumento entre as ocorrências do mês, quando comparado com junho. Saltaram de 357 casos para 405 chamados (3,4%). Os acidentes de trânsito lideram o ranking dos APHs.
Quando destacados apenas os números de ocorrências no trânsito, em julho, observa-se que os motociclistas são as maiores vítimas. No período, foram registrados 95 acidentes envolvendo carro e moto, além de 40 quedas de motos. A terceira maior ocorrência no trânsito são os atropelamentos (32 registros em julho), seguido das colisões entre carros de uma maneira em geral.