Concerto dominical de inauguração da temporada 2022 do projeto “Dia da Banda nos Bombeiros” abriu calendário de eventos em comemoração aos 130 anos da corporação
O concerto de abertura da temporada 2022 do projeto “Dia da Banda nos Bombeiros ofereceu a comunidade uma amostra da evolução do Polo de Produção Musical nos últimos 18 anos, desde a reformulação do núcleo de música da corporação. A Banda Sinfônica – composição com 40 instrumentistas regida pelo maestro Jonas Costa e o regente Geraldo Garcia da Rosa – apresentou um repertório variado, com composições de Robert William Smith, Johann Sebastian Bach, James Barnes e Harold L. Walters, entre outros.
O espetáculo ocorreu domingo (13 de março), das 10 às 11h, na garagem da Unidade Central, e vai se repetir todo segundo domingo de cada mês – o próximo será dia 10 de abril. O concerto abriu o calendário de eventos comemorativos aos 130 anos dos Bombeiros Voluntários – o aniversário de fundação. O “Dia da Banda nos Bombeiros” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e patrocínio das empresas Buschle e Lepper S.A., Cia. Industrial H. Carlos Schneider, Laboratório Catarinense S.A., Lojas Milium Ltda., Martinelli Advocacia Empresarial e Selbetti Gestão de Documentos.
“Falou alto ao coração!” Assim o padre Diego Ribeiro, do Seminário Propedêutico São José, resumiu os 60 minutos de música proporcionados pela Banda Sinfônica dos Bombeiros. Um dos primeiros a chegar para assistir ao concerto, o padre ressaltou a importância da valorização da arte e a transformação da vida através da música, alegria, paz e esperança. “Foi um bom recomeço, uma inspiração para a semana.”
A presidente do Instituto Cultural Brasil-Alemanha de Joinville (ICBA), Christine Paust, destacou o mérito da corporação em manter o projeto de música nos dois anos de pandemia. “Levar cultura e alegria é louvável, especialmente nos meses de muita dificuldade pelos quais passamos”, disse. “É gratificante ver a dedicação destes músicos.”
O maestro da Banda Sinfônica – que viu duas peças serem aplaudidas pelo público em pé -, Jonas Costa, falou da proposta da Banda em apresentar para a comunidade de Joinville um repertório tradicional para bandas. “Então, procuro introduzir composições acessíveis, mas sempre ‘algo a mais’”, justificou. No primeiro concerto do projeto, por exemplo, ele destacou a Alvamar Overture (James Barnes), uma peça complexa e de execução difícil. “O resultado mostra o bom trabalho, longo, e a maturidade do grupo. Foi muito bom.”
O diretor executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Matheus Cadorin, agradeceu a presença do público e, em especial, a dedicação dos integrantes e instrutores do Polo de Produção Musical. Ele lembrou que a cultura musical sempre se fez presente na corporação e o Polo é uma oportunidade também de profissionalização. “A cultura faz parte da responsabilidade social da corporação”, ressaltou. “É uma das entregas para a comunidade que muito nos orgulha.”
Serviço
O quê: Segundo concerto do “Dia da Banda nos Bombeiros”
Quando: 10 de abril, às 10h
Onde: Unidade Central do CBVJ (rua Jaguaruna, 13)
Aberto para a comunidade