O bombeiro voluntário Abel Pereira, integrante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville há oito anos, receberá a Medalha de Mérito Soldado Jackson dos Santos, instituída pela Câmara de Vereadores em dezembro do ano passado, proposição assinada pelo vereador Richard Harrison, presidente da Comissão de Proteção Civil e Segurança Púbica. A sessão solene ocorre nesta terça (6), às 19h30, no plenário da CVJ.
O propósito da medalha é reconhecer e valorizar a atuação dos agentes que, no cumprimento do dever, destacaram-se por atos de coragem, de desprendimento e de espírito de sacrifício comprovados. Nesta primeira edição, além do bombeiro voluntário, serão condecorados integrantes das polícias civil, militar e rodoviária federal, do Instituto Geral de Perícias e Guarda Municipal. Os agraciados são indicados pelas próprias instituições.
O bombeiro voluntário Abel Pereira, 39 anos, ingressou na corporação em novembro de 2010 na Unidade 10 – Aventureiro. Em oito anos de voluntariado acumulou 5.317 horas em escalas de plantão – 1.724 horas são contabilizadas em atendimento a ocorrências de fato. O comando do CBVJ o indicou para receber a medalha em decorrência de um atendimento realizado no dia 25 de janeiro de 2016 a dois policiais do 17⁰ BPM que, durante perseguição, colidiram a viatura em um poste da rede de energia elétrica na Zona Sul da cidade.
Abel Pereira, que estava a caminho de casa após escala de 12 horas de trabalho voluntário, chegou ao local minutos depois do acidente. Imediatamente iniciou o atendimento de acordo com as técnicas e procedimentos protocolares: liberou a área para o atendimento médico, verificou a gravidade dos feridos, retirou o soldado Jonathan Alves da viatura, levou para uma área livre de riscos e começou os primeiros socorros até a chegada dos paramédicos da Polícia Militar e o helicóptero Águia para condução da vítima ao hospital, dada a gravidade da situação. O motorista, cabo Cleverson Alves de Macedo, teve ferimentos menores.
Foi constatado que o Cabo Alves sofreu trauma na cabeça e ferimentos nos membros inferiores. Mas havia outros riscos à segurança dos cidadãos e dos policiais envolvidos, como energização do local e até mesmo a queda do poste da rede de energia sobre a viatura. Por isso, a rápida e correta ação do bombeiro voluntário resultou na redução dos danos.
“A atuação do bombeiro Abel Pereira é um exemplo para os demais colegas e orgulho para a corporação. É uma amostra para a comunidade, que mantém a instituição nestes 126 anos, da competência, qualificação e dedicação dos bombeiros voluntários de Joinville,” observou o comandante Jaekel A. Souza.
Quem foi Jackson dos Santos – O policial militar morreu em serviço no dia 4 de outubro de 2009 enquanto se deslocava para atender uma ocorrência de fuga no Presídio Regional de Joinville. Ele estava na viatura do Grupo de Respostas Táticas (GRT), que se chocou contra o trem da América Latina Logística (ALL), que trafegava no sentido São Francisco do Sul — Rio Negro. O choque ocorreu no cruzamento da linha férrea com a avenida Getúlio Vargas e outros três PMs ficaram feridos. Jackson dos Santos tinha 41 anos, deixou mulher e cinco filhos.
Quem são │Os agraciados com a Medalha de Mérito Soldado Jackson dos Santos
- Abel Pereira – Bombeiros Voluntários (CBVJ)
- Alpheu Carneiro Lins Neto – Polícia Civil
- Anderson Tiago Zanella – Polícia Militar
- Ebson Ferreira de Sousa – Guarda Municipal (representará também os colegas Matheus de Carvalho Major e Davis Roberto Ferreira)
- João Machado Neto – Instituto Geral de Perícias da PC
- Robismar Rodrigues Fragoso – Polícia Rodoviária Federal
Veja o link do vídeo que registrou a ação do bombeiro no salvamento ao Cabo Abel.