Os alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, no bairro Jarivatuba, receberam seus certificados de conclusão do projeto-piloto Bombeiro Aprendiz. Entre os concluintes, crianças de primeiro ao nono ano que finalizaram uma etapa importante: agora são bombeiros aprendizes, preparados para reagir da forma correta em situações de emergência.
O evento foi realizado na quadra de esportes da unidade escolar, terça-feira (16 de novembro) com a presença do prefeito Adriano Silva e da vice Rejane Gambin, além do do secretário de Educação, Diego Calegari; do comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Carlos Kelm; do subcomandante operacional Luciano Favarin, do diretor-executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Matheus Cadorin; e do coordenador do Centro de Ensino e Instrução do CBVJ, Thiago Araújo. A Banda dos Bombeiros também participou.
Fase experimental do projeto foi aplicada a alunos e servidores da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho
A cerimônia contou com estudantes de 6 a 15 anos representando os 475 alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho que participaram do projeto-piloto Bombeiro Aprendiz aplicado nos meses de setembro e outubro. Professores, cozinheiras e um profissional terceirizado também receberam seus certificados, representando os 75 funcionários da unidade escolar que participaram do projeto e tornaram-se brigadistas.
O secretário executivo da Associação e idealizador do projeto, Matheus Cadorin, disse que a proposta do Bombeiro Aprendiz é tornar Joinville uma cidade segura por meio da multiplicação do conhecimento pelo público da rede municipal. Ele estima que em três anos, a partir da implantação do projeto, a cada 100 metros exista uma pessoa capacitada para prestar primeiros socorros, orientar e acionar o serviço de emergência. “Este é momento muito importante, mas acredito que só teremos noção da importância daqui a alguns anos, quando pudermos avaliar os resultados. Nosso objetivo é que as escolas de Joinville sejam as mais seguras do país, afinal, é onde estão o que temos de mais precioso.”
“A formada de brigadas nas escolas, como a que estamos tendo aqui hoje, é algo tão importante que estava no meu plano de governo. Como bombeiro voluntário, sei como é importante estarmos preparados para situações de emergência”, destacou o prefeito. Adriano Silva ainda parabenizou a participação dos pais e familiares de alunos que compareceram ao evento, e destacou a importância do engajamento das famílias nas atividades escolares.
O secretário de Educação, Diego Calegari, também reforçou a importância da participação dos estudantes em oficinas e treinamentos oferecidos nas escolas, em momentos que vão além do currículo tradicional. “Estamos falando de uma coisa brilhante: o conhecimento que pode ajudar a salvar vidas. Quem sabe, no futuro, tenhamos bombeiros entre os alunos que agora estão recebendo estes certificados de aprendizes”, afirmou o secretário.
Projeto preparou alunos e servidores para situações de emergência
O treinamento de alunos e profissionais foi realizado entre setembro e outubro, com instruções diferentes para cada faixa etária. Os alunos mais velhos, do sétimo ao nono ano, aprenderam sobre primeiros socorros e abandono de área em caso de incêndios e acidentes. Os mais novos, do primeiro ao sexto ano, receberam somente parte deste conteúdo, considerando a faixa etária. A equipe de servidores da escola, entre servidores e terceirizados, receberam a capacitação completa de brigadistas.
O aluno do 2º ano, Gustavo Budal Arins, era um dos aprendizes que receberam o certificado nesta terça-feira. A mãe, Mariana Budal Arins, estava entre os familiares orgulhosos que foram acompanhar o evento.
“Ele começou a falar em se inscrever no Bombeiro Mirim em 2022 depois de participar do projeto. E todo dia voltava para casa eufórico com um aprendizado novo, nos contando o que tinha aprendido, e se mostrando preocupado para que todos estivessem preparados caso acontecesse alguma emergência”, conta a mãe.
Com reportagem de Cláudia Morriesen/Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Joinville (Secom). Fotos: Rogerio da Silva/Secom/Divulgação