Todos os dias, no contraturno das aulas na Escola Municipal Presidente Castello Branco, no bairro Boa Vista, 250 alunos se reúnem para atividades muito diferentes das do currículo básico. Tem dia para práticas esportivas, ciência e contato mais próximo com a natureza, clube de leitura, noções de primeiros socorros, como evitar acidentes dentro de casa e até mesmo combate a incêndio, entre outros.
Programa é gerido pela corporação na Escola Municipal Presidente Castello Branco e terá oficina Brigadista Mirim
Eles fazem parte do Programa Cidadão do Futuro viabilizado por meio de termo de colaboração entre a Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville e o Programa Bombeiro Mirim dos Bombeiros Voluntários de Joinville. Na quarta-feira desta semana (13 de março) iniciaram as oficinas Brigadista Mirim. Essas atividades serão desenvolvidas em quatro grandes temas: primeiros socorros, prevenção a acidentes domésticos, combate a incêndio e orientações sobre segurança nos veículos.
“Eu quero saber como agir em situações de emergência”, contou Isabella Ramos Matias, 12 anos, aluna da 8ª série. Ela está entre os cem alunos inscritos na oficina Brigadista Mirim. “Já aconteceram situações em casa; eu me desesperei porque não sabia o que fazer. Entrei nesse projeto para estar preparada e resolver a situação o mais rápido possível.”
A vontade de conhecer o trabalho dos bombeiros motivou o aluno Miguel Corrêa Ramos, 14 anos, também da 8ª série. “Quero aprender sobre primeiros socorros e poder por em prática quando necessário,” disse. “Eu já tinha ouvido falar sobre os Bombeiros Voluntários e aproveitei essa oportunidade na escola para aprofundar os conhecimentos.”
O secretário de Educação, Diego Calegari, ressalta que os Bombeiros Voluntários são uma instituição com história centenária em Joinville e chegam para acrescentar ao trabalho já desenvolvido na escola. “É uma parceria para oferecermos ainda mais oportunidades aos nossos alunos com atividades no contraturno”, explica.
Para a coordenadora administrativa do Programa Bombeiro Mirim, Andrea Grossenbacher, a gestão do Programa Cidadão do Futuro é mais uma forma de disseminar a cultura do voluntariado praticado por meio da corporação, especialmente do Bombeiro Mirim, que neste ano completa 40 anos de fundação. “Todos os anos recebemos centenas de inscrições para o processo seletivo de ingresso no nosso programa. Agora, com essa oficina na Castello Branco, ampliamos nossa capacidade de atendimento a crianças,” observa. “Além disso, estamos disseminando ainda mais na sociedade, por intermédio desses jovens, a cultura de comportamento de segurança.”
Para gerir o Programa Cidadão do Futuro, a corpoação estruturou uma equipe multidisciplinar integrada por uma coordenadora pedagógica, um assistente administraivo, quatro bmbeiros instrutores para o Brigadista Mirim e outros sete instrutores para as demais oficinas.
Saiba mais | Oficinas do Programa Cidadão do Futuro
Patrulha do Verde e Clube da Ciência
Escolinha de Esportes
Fanfarra Escolar
Valores e Momento Cívico
Clube da Leitura
Reforço Inicial
Tênis de Mesa e Xadrez
Brigadista Mirim