O Bombeiro Mirim, projeto social e de formação de bombeiros, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, fez o lançamento e a aula inaugural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O programa abrange 30 mirins com idade entre 10 e 15 anos, divididos em duas turmas – terças-feiras no matutino e, às quintas-feiras, no vespertino -, com três horas/aula de atividades diferenciadas na corporação.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, incluído no plano de ação de 2017 do Bombeiro Mirim, foi viabilizado por meio de convênio entre a Secretaria de Assistência Social (SAS) de Joinville, Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc) e Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVJ). O lançamento do programa ocorreu na tarde desta sexta (31/8) no auditório da Unidade Centro do Corpo de Bombeiros.
O coordenador do Bombeiro Mirim, Brasilino Catarino
Segundo o coordenador do Bombeiro Mirim, Brasilino Catarino, o objetivo é estimular e orientar a convivência coletiva baseada nos princípios sociais, amparados no tripé convivência, participação e direito de ser. O projeto tem a supervisão da assistente social do Bombeiro Mirim, Janice Montibeller, e da psicóloga do projeto, Solane Ivete Ewaldt. As aulas serão ministradas pelo educador Kalleu Fagundes.
A psicóloga do projeto, Solane Ivete Ewaldt
Boas-vindas
O comandante do CBVJ, Jaekel A. Souza falou aos alunos e pais sobre a importância e oportunidade de fazer parte do Bombeiro Mirim, que dá a chance de, no futuro, serem integrados à corporação voluntária mais antiga do País. “O intuito dos bombeiros voluntários é fazer o bem, sem olhar para quem. O que terão aqui é um conhecimento que vão levar para todo o universo de convivência”, observou.
Comandante do CBVJ, Jaekel A. Souza, deu as boas-vindas
A vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (ACBVJ) e coordenadora de projetos, Dolores Tomaselli, ressaltou o privilégio que o grupo tem de fazer parte de uma entidade com 125 anos de atuação. “Somos o exemplo concreto de que quando as pessoas querem algo, se organizam e conseguem construir o que se quer”, disse. “Nós seremos os avalistas desse sucesso e, vocês, os protagonistas desta história”.
A aula inaugural dos mirins que farão parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no período matutino será na próxima terça-feira (5/9), às 8 horas.
Vice-presidente da ACBVJ e coordenadora de projetos, Dolores Tomaselli
Sobre o Bombeiro Mirim
Criado em 1984, os pré-adolescentes e adolescentes entre 10 e 17 anos que fazem parte do Bombeiro Mirim aprenderem técnicas bombeiris e de emergência para que possam ingressar na corporação como voluntários. Além disso, são preparados com importantes valores como solidariedade, perseverança e responsabilidade.
Nos 33 anos de atividades o Bombeiro Mirim já beneficiou seis mil jovens e famílias. Além de ser certificado pelo Sistema Nacional de Assistência Social, foi contemplado por programas e editais como o Criança Esperança, Fundo da Infância e Adolescência, Lei Rouanet, entre outros.