O Programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiro Voluntários de Joinville, deu boas-vindas a 85 novos integrantes neste sábado (23.março.2019). Na recepção, que teve a participação do comando do CBVJ, da Banda dos Bombeiros, coordenadores e líderes do projeto, pais e amigos dos novos alunos, os novos integrantes conheceram os “colegas veteranos”, líderes, prestaram o juramento e, no encerramento, participaram do tradicional batismo de água (banho de mangueira) no pátio da Unidade Central.
O comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários (CBVJ), Carlos Kelm, observou a satisfação da corporação em receber o grupo de novatos, lembrando que eles representam o futuro do Corpo de Bombeiros Voluntários. “É das fileiras dos bombeiros mirins e aspirantes que sairão muitos dos futuros bombeiros voluntários ou efetivos, bombeiros que um dia vão carregar a responsabilidade de conduzir os destinos da nossa corporação.”
O comandante reafirmou, ainda, o compromisso de aperfeiçoar o programa de treinamento dos bombeiros mirins tornando-o mais voltado às atividades operacionais de bombeiros, nas áreas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate veicular entre outros, a partir deste ano. “A proposta o torná-los aptos e capacitados para, assim que completarem 18 anos, integrar as escalas operacionais da corporação”, disse. Na mensagem final, Kelm lembrou aos novatos, pais e bombeiros a importância da missão dos bombeiros voluntários, de proteger vidas e patrimônio envolvidos no espírito de camaradagem e atentos à ética.
Orgulho e admiração
Foi esta herança que motivou Thiago e Catiana Medeiros, pais de Gabriel, 12 anos, um dos novos mirins. “Buscamos o Bombeiro Mirim, principalmente, pela formação de caráter, princípios de solidariedade e amor ao próximo que é ensina aqui”, disseram. Segundo a mãe o sentimento da família é de alegria pelo sonho realizado. Ela contou que o menino que sente se encantou pelos caminhões de bombeiros, hoje um estudante do 7º ano na Escola Municipal Professora Maria Regina Leal, se esforçou para o teste de seleção. “É um orgulho muito grande para nós essa dedicação. A nossa expectativa é de que ele siga no Programa até fazer parte do operacional”, disse o pai.
Já para a família de Iasmin de Souza Loch Pessoa o Programa Bombeiro Mirim é um forma de integração com a comunidade local, os valores e tradições de Joinville. Recém-chegados de Criciúma, Jhonata Pessoa e Jéssica Loch já conheciam a reputação dos bombeiros voluntários na cidade como um exemplo e inscreveram a filha no processo seletivo. A menina de 10 anos, estudante da Escola Governador Pedro Ivo Campos, agora faz parte do Mirim 1. “Acreditamos que ela terá, aqui, um complemento da educação que recebe em casa e na escola”, disse a mãe. “Valorizamos as questões humanitárias e os princípios da saciedade”, disse o casal. “Reforça, também, a nossa admiração pelos bombeiros voluntários”.
Os novos integrantes do Mirim 1, 2, 3, 4 e 5 e Aspirante 1 (com idades entre 10 e 15 anos) foram admitidos por meio de teste seletivo realizado em dezembro do ano passado — as inscrições foram realizadas em novembro. Os alunos que já fazem parte do Programa iniciaram as atividades do ano letivo no dia 24 do mês passado.