Em uma parceria da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (SEPROT), com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), alunos da rede municipal de ensino participam do projeto preparatório que poderá levá-los a ingressar no Bombeiro Mirim.
A iniciativa faz parte do programa Escola Cidadã e será realizada nas Escolas Municipais Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi e Professor Sylvio Sniecikovski, no Jardim Paraíso, na EM Dr. Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio, EM Prefeito Nilson Wilson Bender, no Paranaguamirim, e na EM Professor Oswaldo Cabral, no bairro Petrópolis.
Nessas unidades, trinta estudantes do 6o ao 9o ano de cada turno foram selecionados para participar do programa, que tem como essência fomentar princípios socioeducacionais, promover conceitos de cidadania, disciplina e orientações sobre segurança.
“Em parceria com os Bombeiros Voluntários queremos trazer os alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade para dentro das escolas e instigar as crianças a buscar melhor qualidade de vida. Acreditamos que a atividade bombeiril traz essa visão. É um projeto-piloto, mas o nosso intuito é expandir para toda a rede municipal de ensino”, conta o coordenador da Seprot, Jedson de Azevedo.
As aulas temáticas que apresentam o trabalho dos bombeiros acontecem sempre no contraturno escolar e são ministradas por membros do CBVJ e dos bombeiros mirins, e por representantes da Seprot. Entre os temas abordados, estão prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito, nomenclatura dos materiais e equipamentos utilizados pelos bombeiros.
Durante este ano serão realizadas cinco aulas em cada escola que participa do trabalho. Ao final do período, os três melhores alunos de cada turma estarão automaticamente aprovados para ingressar no projeto Bombeiro Mirim.
Para o bombeiro voluntário Dilson Gonçalves, além do caráter educacional, o projeto realizado em parceria com a SEPROT, ajuda a despertar nas crianças o interesse por uma atividade profissional.
E ele explica: “Orientamos as crianças sobre questões práticas como a gravidade de se passar trotes para serviços dos bombeiros, polícia e Samu; como prevenir situações de risco, como panelas em cima do fogão, caixa de fósforos e produtos químicos ao alcance das crianças. Também incentivamos os estudos e mostramos como trabalhamos. Temos casos de bombeiros que entraram na corporação ainda crianças e se tornaram comandantes”.
Inspiração
Aluno do 5o ano, na Escola Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi, Pedro Pereira Junges, de onze anos, traz de casa a sua paixão pelos bombeiros. Durante a aula com os veteranos conheceu quatro tipos de roupa utilizadas em situações de risco e de resgate, aprendeu quais os diferentes tipos de viatura da corporação, atribuições dos bombeiros, noções de primeiros socorros e dicas de cidadania.
A experiência reforçou o que ele já sentia: “Tenho muita vontade de ser um bombeiro mirim. Em casa, gosto de assistir desenhos com bombeiros e minha mãe me incentiva. Aprendi bastante coisa na aula. Vou ficar muito feliz se for escolhido para o Bombeiro Mirim, quero ajudar pessoas em dificuldades, tentar evitar brigas e casos de bullyng”.
(Fonte: Wagner Baggio/Secretaria de Comunicação Prefeitura Municipal de Joinville – Fotos Phellipe José/Secom)