Emoção e agradecimentos marcaram a sessão solene de entrega da Medalha de Condecoração Comunitária de Segurança Soldado Jackson dos Santos, nesta terça (6), na Câmara de Vereadores de Joinville. A condecoração, instituída em 2017, proposição assinada pelo vereador Richard Harrison, homenageou seis integrantes da área da segurança pública em Joinville.
O bombeiro voluntário Abel Pereira foi um dos agraciados nesta primeira edição da medalha em reconhecimento ao seu gesto de bravura e coragem ao socorrer dois policiais militares do 17⁰ BPM – o soldado Jonathan Alves e o cabo Cleverson Alves de Macedo – que colidiram a viatura em um poste da rede de energia durante uma perseguição, no dia 25 de janeiro de 2016.
Abel estava a caminho de casa, após escala de 12 horas de trabalho voluntário, chegou ao local e minutos depois do acidente e prestou o socorro imediatamente, de acordo com as técnicas e procedimentos protocolares. “Esta homenagem não é só para mim, mas para toda a corporação. Aqui se ensina a fazer o bem sem olhar para quem, um legado que vem desde o curso de formação”, observou.
Esta homenagem não é só para mim, mas para toda a corporação. Aqui se ensina a fazer o bem sem olhar para quem, um legado que vem desde o curso de formação. (Abel Pereira )
Em seu discurso da tribuna, o comandante do CBVJ, Jaekel de Souza, lembrou o juramento dos bombeiros voluntários de Joinville – particularmente a frase “Prometo cumprir com zelo todas as obrigações de bombeiro; socorrer as pessoas que necessitarem do meu auxílio” – para descrever os princípios que norteiam o ofício dos voluntários da corporação e a atitude de Abel Pereira naquela ocorrência. “O Abel sempre teve essa característica, a de ajudar o próximo; ele e todos os voluntários. Mas hoje é ele que nos representa”.
O Abel sempre teve essa característica, a de ajudar o próximo; ele e todos os voluntários. Mas hoje é ele que nos representa. (Comandante Jaekel de Souza)
O presidente da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública, Richard Harrison, ressaltou a importância de se parabenizar agentes de segurança pública. “Eles dedicam suas vidas à manutenção da ordem e da segurança pública do município e por isso é nossa função, como representantes da comunidade, reconhecer a importância que esses profissionais têm”, disse. A medalha também foi entregue para os filhos do soldado Jackson dos Santos.
Na sessão solene, o bombeiro voluntário Abel Pereira recebeu o carinho da família e dos demais colegas da corporação. O vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros de Joinville – entidade mantenedora do CBVJ -, Ivan Hudler, representou o presidente Moacir Thomazi. Os demais membros da diretoria foram representados pela vice-presidente Dolores Carolina Tomaselli.
Os homenageados
- Abel Pereira – Bombeiros Voluntários (CBVJ)
- Alpheu Carneiro Lins Neto – Polícia Civil
- Anderson Tiago Zanella – Polícia Militar
- Ebson Ferreira de Sousa – Guarda Municipal (representará também os colegas Matheus de Carvalho Major e Davis Roberto Ferreira)
- João Machado Neto – Instituto Geral de Perícias da PC
- Robismar Rodrigues Fragoso – Polícia Rodoviária Federal