A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (ACBVJ) conquistou mais um certificado conferido pelo Instituto Doar, o Selo Doar com o conceito A+ de excelência nos padrões de gestão, transparência e doação. A auditoria do Selo Doar Critérios 2020-23 avaliou 52 procedimentos e a Associação pontuou em 48 deles. Entre as entidades certificadas em Santa Catarina estão o Bairro da Juventude, de Criciúma, também com o conceito A+, além do Instituto Escola de Teatro Bolshoi no Brasil e o Instituto Omunga, de Joinville, e o Instituto Guga Kuerten, de Florianópolis, com conceito A.
“Significa que a organização passa a fazer parte de um seleto grupo de organizações brasileiras certificadas de forma independente que alcançaram o padrão qualidade definidos pelo Instituto Doar e baseados nos principais modelos de certificação internacionais para organizações da sociedade civil”, disse Sergio de Nez, da Equipe do Doar.
Instituições certificadas
Sobre o Selo Doar
Para o diretor executivo da Associação, Matheus Cadorin, o Selo Doar A+ vem coroar o trabalho da diretoria na gestão dos recursos doados pela comunidade, por empresas e poder público por meio de termos de fomento e de cooperação. “Todos os anos a Instituição passa por cinco auditorias que atestam a nossa credibilidade e gestão transparente”, observa. “Agora, uma sexta entidade passa a ‘lupa’ sobre os processos da Associação e nos dá um conceito A+. Esta é a melhor resposta que podemos dar aos nossos contribuintes.”
O Selo Doar (A+) é a segunda certificação obtida pela Associação pelo Instituto Doar. No ano passado a entidade participou pela primeira vez do Prêmio Melhores ONGs e, além de ficar entre as cem melhores do país, conquistou a Menção Honrosa. Competindo novamente, a ACBVJ espera resultado semelhante na edição 2021. “A nossa expectativa é positiva. Confiamos que vamos exibir uma galeria de certificados que creditam a gestão da Associação,” diz Cadorin.