O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, por meio da Comissão de Ações para Humanização e Segurança no Trânsito (Cotran) – órgão vinculado a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) – da 1ª Mostra Catarinense de Experiências em Promoção da Cultura de Paz no Trânsito, em Florianópolis. O evento ocorre nesta quinta (3), das 8h às 19h, no Auditório Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa.
Além de marcar a abertura do Maio Amarelo, movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação, a mostra pretende destacar as experiências realizadas nos municípios a cerca do tema. Além de Joinville, a mostra terá trabalhos da região de Florianópolis e Blumenau.
De acordo com a coordenadora da Central de Emergência do CBVJ e integrante do eixo de estatísticas do Cotran, Muriel Rosa, a melhoria das condições do trânsito passam pela educação, por isso a importância de se mostrar as boas práticas nesse campo desenvolvidas pelos grupos organizados. “Joinville tem ótimos exemplos, como o Pedala Joinville e o Bike Patrulha da PM”, observa.
Segundo ela, como o CBVJ atua como um auxiliar aos demais órgãos envolvidos na questão trânsito, vai participar da mostra por meio da exposição de banner. A importância do trabalho é traduzida pelos números: em 2017, os bombeiros voluntários de Joinville fizeram 4.433 atendimentos pré-hospitalares (APH), sendo 2.267 (51%) especificamente acidentes de trânsito. Durante o ano passado, os casos de trânsito também foram responsáveis por 34% dos 6.607 chamados aos bombeiros.
Sobre o evento
O quê: 1ª Mostra Catarinense de Experiências em Promoção da Cultura de Paz no Trânsito;
Quando: 3 de maio, das 8 às 19h;
Local: Auditório Antonieta de Barros – Assembleia;
Participantes: até 500 pessoas;
Público alvo: Profissionais da área e público em geral interessados na temática.
Experiências: apresentação de experiências vivenciadas no cotidiano que enfoquem ações de humanização do tráfego de veículos e pessoas, qualificação, atividades envolvendo instituições de ensino e população em geral, melhorias no setor de engenharia da cidade, dentre outros;
Áreas temáticas: saúde, educação, segurança, fiscalização, infraestrutura e comunicação.