A passagem dos bombeiros voluntários pela avenida Beira-rio, durante o desfile em comemoração aos 168 anos de Joinville, neste sábado (9), provocou aplausos e palavras de apoio à corporação. Cerca de 300 bombeiros desfilaram entre mirins e banda, grupamentos de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, busca e resgate em estruturas colapsadas, operacionais e integrantes do curso de formação, motoristas e Equipe Tradição. O comandante Carlos Kelm e o presidente da Associação, Moacir Thomazi, assistiram o desfile no palanque de autoridades ao lado do prefeito Udo Döhler.
A guarnição porta bandeiras abriu o pelotão do CBVJ trajando o uniforme operacional histórico — calça branca, gandola azul e capacete preto. Outra novidade neste desfile foi a presença da equipe de busca e resgate em estruturas colapsadas (BREC), estruturada no decorrer do segundo semestre do ano passado. Já as equipes de resgate veicular, aquático e vertical estavam embarcadas nos veículos de emergência.
Por ser desfile festivo, muitos bombeiros levaram os filhos pequenos para participar. Foi o caso de Vanessa da Cruz, que vestiu Vitor Gabriel, de apenas 1 ano e 6 meses, com uma imitação de traje de combate a incêndio. Já o casal de bombeiros Jéssica e Kleison levou o filho Derick, de 1 ano e 8 meses, vestido com o uniforme operacional.