Bombeiros do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville participaram de duas importantes capacitações, em abril, promovidas por corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC).
Em Concórdia, de 11 a 16, quatro bombeiros do CBVJ participaram da terceira edição do Curso de Comportamento Extremo do Fogo – CFBT juntamente com outros 61 bombeiros de corporações filiadas à ABVESC, à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul), além de bombeiros de aeródromo, civis e industriais do Distrito Federal, Roraima, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
As instruções foram ministrada por três instrutores de duas corporações argentinas: Fernando E. Pérez e Maximiliano Cellotto, subcomandante e chefe de socorro dos Bomberos Voluntarios de Lujan, respectivamente, e Juan Diego Imbarrato, chefe de socorro dos Bomberos Voluntarios de San Francisco Solano. Eles detém conhecimento de mais de 40 anos de profissão o que, segundo o subcomandante do BV Concórdia, Evandro Begnini, valorizou ainda mais a capacitação.
De acordo com Paulo Leão, coordenador do núcleo de ensino da corporação, o Curso de Comportamento Extremo do Fogo oferecido pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia foca nas ações dos bombeiros diante de incêndio estruturais fechados, como a aplicação de táticas, técnicas e estratégias específicas para o ingresso e controle do fogo.
Instrutores – Outros dois bombeiros do CBVJ participaram, de 18 a 22, do curso de Capacitação para Instrutores (CPI), promovido pelos Bombeiros Voluntários de Caçador em parceria com a ABVESC. A capacitação foi realizada pela BHA/USAID (sigla em inglês do Bureau de Assistência Humanitária) e seus consultores Aderbal Vicente Lapolli, Gianne Teixeira de Mello e Pâmela do Vale Pereira.
O curso de Capacitação para Instrutores (CPI) é a versão brasileira do treinamento desenvolvido pelo Escritório de Assistência a Desastres Estrangeiros dos Estados Unidos (OFDA) e que é empregado em países da América Latina e Caribe. Tem o propósito de atualizar professores e capacitar profissionais de diferentes qualificações para atuarem na área do ensino e treinamento.
O CPI foi introduzido no Brasil a partir de 1992 por meio de convênio com o Núcleo de Treinamento para Prevenção de Emergências da Região Sul (Cetrem), órgão suplementar da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Quem fez
Curso: Comportamento Extremo do Fogo – CFBT
Jairo Machado
Edilson da Silva
Davi Santos Guide
Luiz Rodrigo de Carvalho dos Santos
Curso: Capacitação para Instrutores (CPI)
Isaias Pond
Fernando Boni