Uma comitiva integrada por quatro oficiais da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e oito bombeiros voluntários dos destacamentos de Paysandú, San Jacinto, Salto, Young e Quebracho, visitou a Unidade Central dos Bombeiros Voluntários de Joinville, a Unidade 10, do bairro Aventureiro, e a Unidade 03, do Itaum, nesta sexta (6 de setembro). No sábado, o grupo participou do desfile cívico-militar de 7 de Setembro juntamente com os bombeiros voluntários de Joinville.
É a segunda vez que integrantes da agência oficial e de destacamentos voluntários conhecem unidades de bombeiros voluntários catarinenses em busca de referências para aprimorar o modelo naquele país
A passagem fez parte de visitas técnicas-institucionais a outras unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) – Concórdia, Irani, Caçador, Treze Tílias e São Francisco do Sul – para conhecer as experiências do modelo catarinense. Esta foi a segunda vez que a corporação de Joinville recepcionou a equipe, que iniciou o intercâmbio em setembro do ano passado. Na visita anterior, além da Unidade Central, os bombeiros uruguaios conheceram o funcionamento da Central Regional Unificada de Emergência (Central 193, para os bombeiros) e também a Unidade 10.
Leia mais:
Bombeiros do Uruguai fazem intercâmbio com a ABVESC
Carlos Kelm, comandante dos Bombeiros Voluntários de Joinville, destacou a satisfação em receber a comitiva de bombeiros do país vizinho. “ Este encontro representa não apenas um marco de cooperação internacional, mas também uma oportunidade ímpar de compartilhar um modelo de gestão e voluntariado que, ao longo de 132 anos, tem se mostrado eficaz na proteção de vidas, patrimônios e na preservação do meio ambiente”, disse. “A vinda dos colegas uruguaios até nossa instituição demonstra o reconhecimento do trabalho que realizamos aqui em Joinville, bem como nas demais unidades de bombeiros voluntários do estado de Santa Catarina.
De acordo com Pablo Batista, subcomissário da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e chefe do Departamento Nacional de Bombeiros Voluntários, o propósito da visita é conhecer a estrutura técnica, administrativa e operacional do modelo catarinense, pioneiro no Brasil, uma vez que o governo federal uruguaio, por meio do bombeiro estatal, apoia e expansão dos bombeiros voluntários naquele país. Segundo ele, em três anos de trabalho de impulsionamento conseguiram implantar nove destacamentos e somar 156 bombeiros voluntários.
Além de Pablo Batista, integraram a comitiva os bombeiros Pablo Valentin da Luz Fleitas, Javier Leonardo Dure Velazquez e Rodrigo Daniel Pereira Barcos, do Departamento Nacional de Bombeiros Voluntários; Ariel Marcelo Redes Nova, diretor nacional dos bombeiros voluntários e membro do destacamento de San Jacinto; Cesar Daniel Alvarez Curbelo e Eduardo Ramiro Repetto Moreira, também de San Jacinto; Florencio Andrés Lescano Texeira, de Salto; Walter Ariel Fleitas Badaraco, de Young; Fernando Daniel Piriz Curuchet, de Paysandú; César Ismael Diaz Almeida e Judith Mabel Martinez Lomazzi, de Quebracho.
O grupo foi recebido também por Ivan Frederico Hudler, presidente da ABVESC; Luciano Mendonça Seiler, diretor executivo da Associação; Luciano Favarin, subcomandante operacional do CBVJ.