Os Bombeiros Voluntários de Joinville já se preparam para os atendimentos específicos da alta temporada de verão. Como ocorre todos os anos, o CBVJ vai integrar o Projeto Piava – Prevenção de Incidência de Afogamentos no Verão em Àgua Doce, que tem como objetivo orientar a população sobre os cuidados ao utilizar os rios como pontos de banho e lazer. Em paralelo também orientam sobre cuidados com o meio ambiente, como a conscientização sobre evitar a poluição e cuidados com a natureza.
Nesta quarta (21.outubro) os Bombeiros Voluntários participaram da primeira ação de prevenção a afogamentos em água doce para a temporada 2020/21. Juntamente com a 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar – Joinville, a Coordenadoria Regional de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Joinville iniciaram a instalação de placas orientativas nas áreas que não contam com a presença de guarda-vidas. Inicialmente serão sinalizados os pontos identificados com maior prioridade devido ao alto risco de afogamento e quantidades de banhistas nas últimas temporadas, ao longo dos rios Quiriri, Piraí e Cubatão.
Cuidados a serem observados nos banhos de rio
Escolha um lugar seguro: procure informações sobre a profundidade do rio e do local; observe a correnteza e verifique a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
Verifique as condições climáticas e eventos naturais, como enxurradas;
Evite mergulhar, o risco de acidente é maior;
Se comer, evite entrar na água;
As crianças devem estar sempre com adultos;
Evite ficar em áreas com grande profundidade;
Procure ficar próximo das margens e perto de pessoas.
Outras dicas também podem ajudar
Procure materiais flutuantes como boias, bolas, câmara de pneu para arremessar a uma pessoa que esteja se afogando;
Use um bambu, vara ou toalha para tentar ajudar a pessoa a sair da água;
Nunca use as mãos ou tente salvá-la se não tiver experiência. A pessoa em perigo está desorientada, pode agarrar quem tenta socorrê-lo e causar risco de afogamento a ambos;
Muita atenção: após dias de chuva, rios apresentam forte correnteza e presença de vegetação e pedaços de madeira arrancados das margens.
Fonte: Piava