Os pequenos alunos do Centro de Educação Infantil Namir Alfredo Zattar, do bairro Aventureiro, aprenderam que sonhos e projetos podem se tornar realidade, basta inciativa e apoio da professora. E o que era para ser só mais um dia de aula, a sexta, dia 1 de dezembro, foi de descobertas, magia e novas amizades.
A professora da turminha, Erias Juliane Jeremias Evaristo, contou que a atividade dos bombeiros sempre esteve presente no imaginário dos alunos. Assim, aproveitaram o trabalhando com gêneros literários para enviar um convite aos bombeiros.
E foi assim que a encomenda saiu melhor que o esperado! Na quarta, dia 29, o bombeiro voluntário Sidney dos Santos Teixeira foi à escola receber o convite dos pequenos. Era uma prévia de toda emoção que estava por vir.
Convite entregue e aceito, na sexta foi o grande dia. Logo no início da tarde um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância do Corpo de Bombeiros Voluntários de estacionaram junto à escola com outros bombeiros da Unidade 10.
Bombeiro Sidny Teixeira foi à escola receber o convite
O bombeiro voluntário e líder do aquaviário, Sidnei Andrade, e o bombeiro Sidney dos Santos Teixeira, passaram 50 minutos na sala de aula e encantaram as crianças com brincadeiras, uma forma divertida de ensinar os pequenos sobre riscos de afogamento.
Eles ensinaram a como se portar em rios e piscinas, sobre a importância de usar boias e a necessidade de pedir sempre o acompanhamento dos pais. Para tornar a “aula” ainda mais divertida, simularam situações de afogamento e os coleguinhas agiam como salva-vidas.
“Explicamos algumas situações para que elas possam ensinar os pais em casa”, disse Andrade. “Aprendemos mais do que ensinando, pois esse é um público diferenciado”.
Mulher ao volante
Pensam que as novidades pararam por aí? Surpresa maior quando foram conhecer o caminhão de combate a incêndio e descobriram que o motorista era uma mulher, a bombeira voluntária Aline da Silva Pereira Dandoline. Ainda conheceram a demandante Jéssica Rosa e o bombeiro voluntário Halan Leon da Silva.
Sydney Teixeira, Aline, Jéssica, Sidnei Andrade e Alan
A verdadeira festa estava ainda por acontecer. Felicidade completa só depois que todos conheceram a ambulância, subiram à cabine do caminhão vermelho e fizeram muitas fotos.
Bombeira Aline ajudou no tour pela cabine
No fim da tarde, a turminha retribuiu o carinho dos bombeiros. Cada um se encarregou de servir pedaços de bolo preparado com muito carinho especialmente para seus heróis.
“Agradecemos a direção da escola e ao comando do CBVJ por permitir um dia único e mágico, como relatou a professora”, disse Andrade.
O relato da professora:
“As crianças demonstravam em suas brincadeiras diárias a admiração pela profissão, interpretavam o papel de bombeiro e fingiam que estavam apagando o fogo. Falavam, em suas conversas, que gostariam de conhecer os bombeiros e seu caminhão. A ideia surgiu, vimos os gêneros textuais e através o convite. Primeiramente, fizemos uma ligação para o bombeiro Sidnei, logo após ele veio até nosso CEI receber o convite.
Em todas as etapas, as crianças se demonstravam empolgadas. O dia em que recebemos a visita dos bombeiros foi de muito conhecimento e de magia. As crianças ficaram encantadas com o caminhão e auxiliaram nas explicações. Foi um dia único, mágico. Nossa gratidão aos Bombeiros Voluntários de Joinville que exercem com excelência essa função tão nobre e ainda levam um pouco deles a todos nós.”
Att., professora Erias Juliane Jeremias Evaristo
CEI Namir Alfredo Zattar