Uma equipe participou de capacitação para atuar em emergências com produtos perigosos. Já a equipe da Seção Contra Incêndios do aeroporto passou por novo treinamento
Os bombeiros voluntários de Joinville participaram uma capacitação e uma atividade de requalificação no mês de setembro. Um grupo de 28 bombeiros passou por treinamento para atuar em situações de urgência e emergência que envolvem produtos perigosos. A equipe de 29 profissionais que atuam na sessão aeroporto, por sua vez, concluiu a primeira fase de requalificação.
Os bombeiros do Corpo de Bombeiros de Joinville, que atuam na Seção Contra Incêndios (SCI) do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola (SBJV), finalizaram dia 24 deste mês a primeira fase da requalificação periódica. Divididos em duas turmas – com instruções de 13 a 17 de setembro; e outra, de 20 a 24), eles cumpriram 40 horas entre teoria e prática do curso CBA-AT (Curso de Bombeiro de Aeródromo – Atualização).
A requalificação é requerida pela legislação – Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 153 para a revalidação dos certificados a aptidão profissional para bombeiros de aeródromo (CAP-BA) a no máximo quatro anos para aeroportos classe 1 e 2, e dois anos para aeroportos classes 2 e 4 – Joinville é classe 2. Os bombeiros ainda realizarão, nos dias 4 e 8 de outubro, atividades práticas no campo de treinamentos homologado pela ANAC em Guarulhos (SP) para complementação do curso. As atividades são ministradas por instrutores da Infraero do Rio de Janeiro e São Paulo.
Em outro turno, nos dias 13 e 26, um grupo de 28 bombeiros participou do curso de capacitação Hazmat – Nível Operações, ao lado de profissionais da Cia. Águas de Joinville, Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e Incasa S/A. A capacitação seguiu as normas da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional (OSHA, sigla em inglês) e National Fire Protection Association (NFPA), as maiores agências de regulamentação do setor dos Estados Unidos. Além de aulas teóricas, o curso incluiu oficinas e simulados.