Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) participaram das atividades do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, nesta terça (27.julho), promovidas pelo Núcleo Somas do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci). A programação faz parte da campanha “Obra Mais Segura” que trata da importância de se fazer e manter um Plano de Ação de Emergência nas Construções (PAE).
O engenheiro especialista em segurança no trabalho e coordenador do Centro de Atividades Técnicas (CAT), Luciano Mendonça Seiler, compartilhou conhecimento e experiência em planos de ação emergencial, uma ferramenta de grande importância para o preparo e gestão de segurança e emergência, em especial nos canteiros de obras. Além do conceito, ele destacou a necessidade do constante aprimoramento por meio da realização de exercícios simulados e planos de ação.
O coordenador do CAT também abordou aspectos conceituais da atuação da corporação nas situações emergenciais, em especial as que envolvem salvamentos e resgates em altura, apresentando os métodos de abordagem e trabalho. No encerramento da palestra, uma equipe com três bombeiros especializados demonstrou equipamentos utilizados pelo CBVJ e fez uma demonstração de salvamento de uma suposta vítima por meio de cordas.
“Além de contribuir com informações técnicas, a participação nesse evento teve o propósito de aproximar o público especializado, como médicos, enfermeiros, engenheiros e técnicos de segurança, das atividades da corporação”, disse Seiler. “É isso que os Bombeiros Voluntários buscam com a comunidade: o estreitamento das relações e aumento da parceria e colaboração mútua.”
O que é – O PAE tem por finalidade promover a integração das ações de resposta às emergências entre as diversas áreas de uma empresa, e desta com outras instituições, possibilitando assim o desencadeamento de medidas integradas e coordenadas, de modo que os resultados esperados possam ser alcançados. Ou seja, minimizar os danos às pessoas e/ou ao patrimônio, bem como em relação aos eventuais impactos ambientais.
O principal objetivo do Plano de Ação de Emergência é orientar, disciplinar e determinar os procedimentos a serem adotados pelos funcionários e colaboradores em geral durante a ocorrência de situações de emergência nas instalações da obra.