Os bombeiros voluntários de Joinville retiraram da baía, na tarde desta sexta (21), por voltas das 17h30, o corpo de Matheus Leopoldo Hammes, 21 anos, desaparecido desde terça-feira na Praia Vigorelli. As operações de mergulho foram suspensas ontem e hoje, desde às 7h30, as buscas envolveram rondas nas margens nas ilhas e nas proximidades dos mangues.
A guarnição utilizou a garateia – ferramenta utilizada para fazer um arrastão no fundo do lago, mar ou rio – para “garimpar” o fundo da baía. Com o arrasto, o corpo se desprendeu do lodo e boiou. O corpo veio à tona distante 150 metros do ponto onde testemunhas apontaram que aconteceu o afogamento, entre o trapiche e o ancoradouro da balsa de travessia para a Vila da Glória e foi logo avistado pelos populares que acompanhavam o trabalho dos bombeiros e dos pescadores que se juntaram à tarefa. O corpo foi recolhido pelo IML.
De acordo com informações que testemunhas repassaram aos bombeiros no dia do acidente, Matheus Hammes fazia manobras com uma moto aquática a uma distância de aproximada 80 metros da margem, no lado esquerdo do trapiche e plataforma do ferry boat (em frente à petisqueira Toca do Siri). Ele não usava colete salva-vidas e, numa das quedas, não conseguiu alcançar o veículo.
Os bombeiros iniciaram as buscas ainda na terça-feira, por volta das 17h, mas logo encerraram por causa do por do sol. Na quarta e quinta, as equipes mergulharam por toda área. Nesta sexta os aquaviários da Equipe Delta, Patrick Ernandes da Rosa e Paulo Buono, se concentraram em vasculhar a baía na linha d’água.