Corpo de Bombeiros Voluntários abriu curso para habilitação em busca e salvamento aquático para bombeiros e mergulhadores. A capacitação é voltada para bombeiros operacionais do CBVJ, das filiadas ABVESC e outros profissionais que já atuam com essa modalidade de resgate. Para participar é preciso fazer inscrição e passar por testes seletivos de aptidão física (TAF) e de conhecimentos. As vagas são limitadas e as aulas são de graça.
Segundo o líder do Grupo de Busca e Salvamento Aquático do CBVJ, Luiz Gustavo Prim, a proposta é melhorar o conhecimento teórico e prático dos bombeiros para facilitar o atendimento e resgate em locais envolvendo água. O curso terá carga de 40 horas/aulas — 30 horas/aula de teoria e prática e 10 horas de estágio na corporação. A capacitação será ofertada em duas turmas com no máximo 24 integrantes: de 1 a 7 e de 15 a 27 de julho.
Serviço │ Como participar
O quê: Curso de busca e salvamento aquático
Quando:
- 29 de junho, teste seletivo, às 9h, na AABB (rua do Ouro, 185 – Saguaçu;
- 1 a 7 de julho, 1ª turma;
- 15 a 21 de julho, 2ª turma.
Horários:
- segunda a quinta, das 19h às 22h, no CBVJ (rua Jaguaruna, 13 – Centro);
- sexta, das 18h às 21h, na AABB (rua do Ouro, 185 – Saguaçu);
- sábado e domingo: das 8h às 15h30 em lagoa e rio (embarcações saem às 6h da corporação e, no retorno, é feita a limpeza e organização do material, até 18h30).
Vagas: 15 para bombeiros voluntários de Joinville; 4 para bombeiros de corporações filiadas a ABVESC e 5 para demais mergulhadores.
Requisitos: ser bombeiro operacional ou mergulhador e passar pelo processo seletivo.
Inscrição: até dia 26 de junho pelo e-mail salvamentoaquatico@cbvj.com.br .
Processo seletivo:
– Execução de 8 tipos de nós com diversas funcionalidades:
- De emenda: direito, pescador duplo e escota dupla
- De ancoragem: volta do fiel, Lais de guia e nove
- Para desvio de força: borboleta
- Blocante: Prussik
– Teste de flutuabilidade: por 5 minutos o candidato deve permanecer flutuando na posição vertical, sem deslocamento na piscina (pode usar mãos e pernas para auxiliar na flutuabilidade).
– Teste de natação: o candidato deve nadar 200 metros em tempo máximo de 10 minutos. É permitido usar óculos de natação.
– Teste de apneia: o candidato deverá buscar um peso (3 kg) no fundo da piscina (aproximadamente 3 m). O peso estará clipado em cabo guia que poderá ser utilizado, também, para facilitar a descida. Nesta prova será permitido uso de óculos de natação ou máscara de mergulho.
IMPORTANTE: para fazer os testes na piscina os candidatos devem usar camiseta vermelha (da corporação, para os bombeiros) ou branca (alunos externos) e bermuda preta.
Avaliação: Serão considerados aptos os candidatos que cumprirem com êxito todas as atividades. O critério de desempate será o menor tempo no teste de natação.