Grupo de Busca e Salvamento Aquático orientou sobre cuidados nos locais de banho e como evitar acidentes com animais peçonhentos
Uma guarnição com nove bombeiros voluntários, do Grupo de Busca e Salvamento Aquático do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), participou sábado (12.fevereiro) da blitz educativa “Rota das Águas”.
A ação, realizada no Portal do Quiriri, teve como propósito a orientação sobre os cuidados que precisam ser observados por turistas e banhistas que frequentam locais de banho na área rural do município.
Além dos Bombeiros Voluntários, participam da ação agentes da Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Guarda Municipal, Detrans com os agentes de trânsito, Companhia Águas de Joinville (CAJ) e o Grupo de Resgate em Montanha (GRM).
Os servidores e voluntários também alertaram sobre banho em rios, a importância de recolher o lixo e não deixar material acumulado às margens, estacionar em lugar permitido e demais legislações vigentes.
Joinville conta com inúmeros locais propícios para banhos de rio em meio à natureza. Muitos são em propriedades rurais que oferecem uma série de serviços de lazer e gastronomia e infraestrutura como área de estacionamento e banheiros. Acesse o site https://turismoruraljoinville.com.br/ para saber mais sobre esses locais.
Saiba mais │Dicas para banhistas
- Confira a profundidade do rio que vai se banhar e se é local com correnteza, pois pode ter poços.
- Nunca mergulhe de cabeça.
- Crianças devem estar no rio ou em suas margens com a supervisão dos pais ou responsáveis.
- Se não sabe nadar, não entre em nenhuma área com água além da cintura.
- Após as refeições, espere uma hora para entrar na água, para evitar congestões.
- É preciso atenção à nascente do rio, para não ser surpreendido por uma tromba tromba-d’água.
- Caso presencie um afogamento, arremesse boias, pranchas ou qualquer objeto flutuante para auxiliar a vítima.
- Se entrar na água para resgatar, nunca faça pela frente, aborde por trás.
- Chame o guarda-vidas, caso tenha algum no local, ou os Bombeiros pelo 193.
- Não deixe lixo na beira dos rios ou resíduos na natureza.
- Como os rios ficam em meio às matas, é necessário estar atento a animais peçonhentos (cobras, aranhas, escorpiões e outros).
Fonte: Defesa Civil de Joinville