Bombeiros voluntários das unidades 05 — Tupy e 03 — Itaum participam de ações de orientação e limpeza nos bairros Guanabara, Jarivatuba e Comasa, considerados os mais infestados por focos do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue. Eles integram uma força tarefa com as secretarias da Saúde, de Infraestrutura Urbana, de Proteção Civil, subprefeituras Regional e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Joinville. As atividades vão durar três dias (15 a 17 de abril). O trabalho contará, ainda, com a parceria de integrantes do 62º Batalhão de Infantaria, Defesa Civil e Guarda Municipal.
Para o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários, Carlos Kelm, a colaboração nesse trabalho é mais uma amostra do engajamento dos bombeiros voluntários em todas as ações de preservação da vida, essência do escopo bombeiril. “A comunidade nos apoia porque sabe que sempre poderá contar coma corporação e seus integrantes em todas as situações que põe em risco a vida e, agora, a saúde”, disse.
As equipes vistam os imóveis e orientam orientar os moradores sobre os cuidados para evitar e eliminar possíveis focos do mosquito e, ainda ajudar a retirar lixo e entulho dos terrenos. “Vamos orientar sobre manter os pátios e calhas limpas, virar potes, eliminar qualquer coisa que possa armazenar água, como lonas e pneus, e colocar telas de proteção nos ladrões e caixas d’água. As residências que não seguirem as orientações poderão ser notificadas e autuadas em caso de reincidência”, disse o coordenador da Vigilância Ambiental, Henrique Deckmann.
Ele lembra que, as pessoas que estão em casa seguindo a orientação de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19,, podem aproveitar para fazer a limpeza dos seus terrenos e das calhas. “A população já pode ir colaborando. Não precisamos ir às residências para fazer a obrigação de cada cidadão, que é retirar os lixos. Quem quiser ajudar como voluntário na nossa ação, poderá acompanhar as equipes utilizando máscara e repelente”, reforça Deckmann
Em dados
Desde o início deste ano até hoje (15 de abril), Joinville já confirmou 592 casos de dengue. Números atualizados do Serviço de Vigilância Ambiental, apontam mais de dois mil focos positivos do mosquito. Cerca de 15 bairros da cidade estão infestados pelo mosquito Aedes aegipty. Os mais críticos são Boa Vista, Bucarein, Comasa, Espinheiros, Floresta, Guanabara, Fátima, Itaum, Jardim Iririú, Jardim Sofia e Jarivatuba.
O mosquito Aedes aegypti é um dos principais vetores causadores da dengue, Zika vírus, febre Chikungunya e da febre amarela. Os principais sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor nnas articulações e atrás dos olhos.
Medidas de prevenção
– Usar repelente
– Eliminar qualquer tipo de recipiente (até mesmo tampinhas de garrafa pet) que possa acumular água;
– Tratar a água de piscinas com cloro, pelo menos uma vez por semana;
– Retirar os pratinhos debaixo dos vasos de plantas;
– Verificar a vedação da caixa d’água;
– Colocar tela de proteção nos ladrões e nas caixas de passagem;
– Higienizar semanalmente os potes de alimentos dos animais com bucha
– Desobstruir as calhas d’água;
– Não acumular lixo.
Como evitar o mosquito
– Mantenha a residência sempre limpa;
– Não deixe água acumulada;
– Vire os potes ou tampe locais que possam entrar água;
– Mantenha as calhas limpas;
– Coloque telas na caixa da água e caixas de passagens;
– Mantenha a piscina limpa e coberta, dentro do possível.