Os bombeiros da equipe Bravo, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, terão instrução diferenciada sobre resgate, contenção e identificação de animais peçonhentos. O treinamento destaca a observação aos protocolos de captura e Lei de Crimes Ambientais.
Os participantes também vão aprender a reconhecer a sintomatologia que uma pessoa apresenta quando há contato com serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, taturanas entre outros.
A instrução ocorre nesta quarta-feira (7/6), das 12h30 às 16h, no Salão de Honra da Unidade Centro e estará aberta também aos demais bombeiros que queiram participar.
Segundo o chefe da equipe, Rodrigo Luciano Jurk, o propósito é disseminar o conhecimento e ampliar a qualificação das equipes, uma ação continuada dos Bombeiros Voluntários de Joinville.
A instrução será feita pelo bombeiro voluntário da equipe Bravo, Fábio Silvério, da unidade 3 Sul. Ele é credenciado pelo Núcleo de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Voluntários de Barra Velha, uma referência nessa área para o Norte do Estado.
Os acidentes mais comuns com animais peçonhentos, em Joinville, envolvem abelhas, principalmente em períodos migratórios, e serpentes das espécies jararaca, jararacuçu e coral-verdadeira.
Segundo Fábio Silvério, a presença de serpentes em espaços urbanos ocorre com mais frequência em terremos próximos a áreas de mata atlântica degradadas.