Os Bombeiros Voluntários de Joinville auxiliaram a Defesa Civil na noite de sábado (13/1) no atendimento das pessoas afetas por um temporal. A corporação enviou nove bombeiros da equipe aquaviário (duas guarnições), coordenadas pelo líder Sidnei Andrade, além dos bombeiros da Unidade 3, coordenada pelo Subchefe voluntário, Alex Cava Cruz.
Os bombeiros foram acionados para retirada de moradores na rua Suburbana, bairro Fátima. Foi montado posto de comando com três embarcações de alumínio, uma unidade de transporte de pessoas e um Jeep, além de uma Unidade de Combate a Incêndio. No entanto, como a água escoou rapidamente, não foi preciso fazer a remoção das pessoas.
Efeitos da chuva
A Defesa Civil de Joinville registrou 33 milímetros de chuva em apenas uma hora, que iniciou por volta das 20h40, o que representa o volume de quase uma semana de precipitação. Os bairros com mais pontos de alagamentos foram: Floresta, Itaum, Itinga, Fátima, Paranaguamirim, Costa e Silva, Glória, Boehmerwald, Anita Garibaldi e Centro. Apesar dos alagamentos, não houve pessoas desalojadas ou desabrigadas.
Os locais onde foram registrados alguns atendimentos:
- Bairro Jarivatuba
Rua Raphael Tironi 139 – Desabamento de muro de aproximadamente 10 metros de altura - Bairro Parque Guarani
Rua Olga Cruz 16 – Muro de divisa sem risco para residência - Bairro Paranaguamirim
Rua José Cardoso – pequeno deslizamento de terra
- Bairro Floresta
Rua Olga Cruz e rua Maravilha – pequenos deslizamento - Bairro Itaum
Rua Doutor Caetano Cabral – pequeno deslizamento
Afogamento
Na tarde de sábado (13), a equipe aquaviário que faz rondas pelos pontos de banho nos rios da zona rural, prestou socorro a um homem de 40 anos na piscina da propriedade Recanto do Nei, Estrada Mildau. O homem passou mal ao tentar atravessar a piscina, com 1,2 metro de profundidade, após comer e beber.
Neste sábado, a equipe que fez a ronda nos pontos de banho estava composta pelo líder Sidnei Andrade, pelo motorista e mergulhador Jackson Anzini, além dos bombeiros do aquaviário Paulo Aparecido Santos e Abel Pereira.