O Corpo de bombeiros Voluntários de Joinville mobilizou sete bombeiros e um estagiário do atendimento pré-hospitalar (APH) para o atendimento ao acidente com ônibus que transportava estudantes na Estrada Francisco Antônio Fleith, por volta das 14h40 desta sexta (19). O veículo transportava 31 alunos da primeira série, com idade entre 6 e 7 anos, e três professoras da Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch para um passeio na Estrada Isaac. O acidente também mobilizou o SAMU e o helicóptero Águia da 2ª Cia do Batalhão Aéreo da PM.
O capotamento deixou 11 crianças feridas e, no momento de triagem, quatro inspiravam maior atenção. Os ferimentos eram contusões, escoriações, entorse e outros machucados. Os afetados ocupavam o lado esquerdo do ônibus e foram arremessados sobre os bancos da coluna da direita no momento do acidente.
Os feridos foram levados para o Hospital Infantil (quatro pelos bombeiros, uma pelo SAMU e duas pelo helicóptero Águia) e PA Leste (quatro, pelo SAMU). Os demais alunos e as professoras retornaram para a escola em ônibus fretado pela Secretaria Municipal de Educação (veja nota abaixo).
O motorista da empresa Silva Oliveira Viagens, Otoniel da Silva Coqueiro, relatou que houve uma falha no sistema de freios (pedal sem pressão). Ele tinha parado o ônibus para pedir informação a um morador da região e, no momento de acionar o freio, sentiu falta de pressão. Como era um trecho em aclive, o veículo percorreu cerca de 200 metros de ré até tombar.
A Central de Emergência 193 recebeu o chamado para atendimento à ocorrência às 14h52. Logo que a informação sobre o acidente se espalhou nas mídias sociais, as linhas telefônicas ficaram congestionadas por curiosos em busca de detalhes. As ligações indevidas chegaram a afetar o atendimento a outras ocorrências em andamento.
O atendimento ao acidente, que durou três horas, foi prestado pelos bombeiros da equipe Delta que se deslocaram em uma ambulância, unidades de combate a incêndio e de resgate.
- Guarnição:
Cristiano Pires dos Santos
Sandro Marcelo Boiko
Giuliano Heringer
Jaisson Pereira Leandro
Marco Antonio dos Santos
Daniel Gustavo Holtz
Giovan de Souza Zeni
Ruan Diego da Silva
NOTA PREFEITURA DE JOINVILLE
A Prefeitura de Joinville informa que na tarde desta sexta-feira, dia 19 de outubro, um ônibus da empresa Silva Oliveira Viagens tombou na Estrada Francisco Antônio Fleith, no Distrito de Pirabeiraba, quando transportava 31 alunos e três professoras da primeira série da Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch.
A turma realizava um passeio pedagógico na região. O veículo foi contratado pela escola para fazer o transporte.
Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros Voluntários e o helicóptero Águia da Polícia Militar foram imediatamente acionados.
Durante o atendimento no local do acidente nove alunos foram transportados para unidades de saúde. Nenhum deles apresentava ferimentos graves. Quatro alunos foram levados para o PA Leste e cinco para o Hospital Infantil Doutor Jeser Amarante Faria.
Profissionais da Secretaria de Educação estiveram no local para dar suporte às crianças e professoras. A Secretaria de Educação também está dando apoio às famílias.