O filhote de Pastor Belga Malinois Duff 01, com seis meses de idade, já é treinado para ser o primeiro cão de busca do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ). Ele vai compor o recém-criado Grupo de Resposta Avançada (GRA), um “time de elite” composto por bombeiros habilitados em todas as áreas de busca e salvamento.
O treinamento do Duff 01 iniciou há dois meses pelo bombeiro Flavionei de Braga, que ingressou no CBVJ há 27 anos como voluntário e há 12 anos é adestrador de cães, também integrante da Associação Voluntaria de Busca e Resgate com Cães (Avbrec). Ele vai dividir o comando do animal com o bombeiro voluntário Jessinei Assuero, 23 anos como bombeiro voluntário no CBVJ e que doou o animal para a corporação. A previsão é de que o animal esteja pronto para atuar em ocorrências até o final de 2021.
Segundo Flavionei, o Pastor Belga será treinado para auxiliar nas ocorrências de busca, salvamento e resgate em matas, montanhas, escombros e outras áreas de difícil acesso utilizando a técnica de venteio – quando o animal fareja o odor da vítima pelo no ar. Nesta primeira fase o treinamento é lúdico. “Ele procurar ‘brinquedos’ e as pessoas envolvidas no seu adestramento. A cada vez que encontra, recebe uma recompensa”, explica. Com o tempo, a “tarefa” ficará mais complexa e, futuramente, o treinamento vai abordar também a busca por pessoas mortas.
A corporação conta com apoiadores para manter o cão Duff 01: a Lava Cão Banho e Tosa, que oferece o serviço de banho e tosa; a Agropecuária Manchester, que doa a assistência veterinária; e a Agro Pet Amigo Fiel, que doa a alimentação.