Uma guarnição caracterizada fará demonstração de equipamentos e apetrechos usados há 125 aos. O quadro das bandeiras usará uniforme de gala do primeiro centenário da corporação
Os Bombeiros Voluntários de Joinville vão promover uma volta no tempo no desfile em comemoração aos 167 anos de Joinville. A primeira guarnição a se apresentar estará vestindo réplicas do primeiro uniforme da corporação e levará a bomba manual utilizada entre 1893 e 1935 no combate aos incêndios. O tradicional desfile ocorrerá sexta, 9 de março, a partir das 17h, na avenida Beira-rio.
O traje do grupo histórico é composto por calça branca e gandola azul. Como apetrechos, réplicas do balde de lona, machadinhas e apitos. A caracterização dos bombeiros, a pesquisa dos acessórios até a recuperação da bomba para apresentação no desfile foram viabilizados por meio do Projeto Sirene da Memória.
Os bombeiros, alguns com anos de incorporação e outros recém-ingressos, seguindo o que foi apurado nas atas recém-traduzidas do original em alemão, farão uma demonstração para o público de como era o funcionamento da bomba manual (fazia o bombeamento da água para as mangueiras atrelada ao carro pipa). A peça, importada da Alemanha, hoje faz parte do acervo em exposição no Museu Nacional do Bombeiro Voluntário, anexo a Unidade Central.
O segundo grupo a desfilar será o quadro das bandeiras. O pelotão com oito bombeiros apresentarão as bandeiras do Brasil, Canta Catarina, Joinville e da corporação usando o traje de gala do primeiro centenário, comemorado em julho de 1992. O uniforme é comporto por calça cinza, camisa branca e paletó azul, além de cobertura branca.
O quadro das bandeiras será seguido pela Equipe Tradição, bombeiros com mais de 40 anos de serviços prestados e que hoje participam das atividades não operacionais do Corpo de Bombeiros. Na sequência, desfilarão a Banda dos Bombeiros e corpo coreográfico, bombeiros mirins, bombeiros e bombeiras voluntários. Para fechar a participação na comemoração do desfile de 9 de Março, o CBVJ vai mostrar parte da frota.
Pelotão de bandeiras
Amarildo Neves
Gabriel Eloy
Gabriel Pereira
Guilherme de Souza
Igor Müller
Joel Doin
Rafael J. Costa
Rodrigo dos Santos
Guarnição do carro histórico
Alex Mafra
Andre Pisok
Fernando Borges
Geraldo Sauerback
Jacson Anzini
Jean Venske
Jonas Nascimento
Luciano Mendonça
Sobre o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) é a mais antiga corporação do gênero no Brasil. Fundada em 13 de julho de 1892, completará 126 anos de serviços prestados à comunidade em 2018.
O contingente do CBVJ é formado por 1.700 pessoas entre bombeiro mirim, banda, voluntários operacionais, efetivos contratados, brigadistas industriais e pessoal de apoio administrativo.
A frota é formada por 42 veículos entre ambulâncias, carros de resgate, caminhões de combate a incêndios com canhões monitores automáticos para o combate às chamas, tanques, escadas e plataforma.
A operação é descentralizada em dez unidades: administrativa, de comunicação (integrada com a Polícia Militar e Samu), oito operacionais em diferentes pontos da cidade.
Além da atuação operacional, a corporação atua na prevenção. O Centro de Atividades Técnicas realiza vistorias em edificações e orienta a população quanto à legislação de prevenção a incêndios.
O Centro de Ensino e Instrução realiza treinamentos e formação de bombeiros e socorristas, atendendo a comunidade em geral.
Mantém, ainda, projetos de responsabilidade sociocultural: Bombeiro Mirim, Banda de Música e o Museu Nacional do Bombeiro Voluntário.