A Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (Abvesc), que agrega 31 corporações de Santa Catarina, apresentou o modelo voluntário e uma pauta de reivindicações a Gelson Merísio, candidato a governador nas eleições de 7 de outubro pela coligação “Aqui é Trabalho” (PSD/PRB/PD /OS/PODE /SD/PROS/PSC/PC do B /PHS/PP/DEM/PRP/PPL/PV). O encontro ocorreu na tarde desta quinta (6/9), na corporação dos Bbombeiros Voluntários de Joinville, e contou também com a presença do candidato ao Senado, Esperidião Amin.
O presidente da Abvesc, Moacir Thomazi, reforçou que o modelo voluntário é financeiramente econômico e tecnicamente viável. As 31 corporações de bombeiros voluntários do Estado atendem 50 municípios catarinenses, alcançando aproximadamente 1/3 da população, com índice de eficiência comparável ao das maiores corporações de bombeiro do país. “É um modelo que precisa ser preservado”, reforçou.
O principal item da pauta de reivindicações é para que o recurso destinados aos bombeiros voluntários seja definido e conste no orçamento anual do governo. O valor destinado às 31 corporações segue um critério de distribuição por população atendida por cada Unidade. Em mensagem mais objetiva, o presidente da entidade concluiu: “Não queremos ser tratados como pedintes pelo governo do Estado”.
Gelson Merísio disse que é um entusiasta do modelo voluntário, onde em Joinville tem a maior expressão e que, nesse contexto, os bombeiros voluntários são um exemplo do envolvimento da comunidade nas boas causas. E afirmou que “as ações administrativas no governo de Santa Catarina estarão resolvidas”.
Diante de uma plateia formada por empresários, bombeiros voluntários da região Norte e correligionários, Merísio destacou que em relação à inclusão do repasse aos bombeiros voluntários no orçamento do Estado, o candidato “vai estabelecer o possível de recursos e com a regularidade necessária para que as corporações tenham estabilidade no planejamento e execução das suas ações”.
No encerramento do encontro, o Moacir Thomazi e a vice-presidente da Associação Bombeiros Voluntários de Joinville e coordenadora de projetos, Dolores Carolina Tomaselli, entregam ao candidato um exemplar do livro “Voluntários do Imprevisível” (Apolinário Ternes), lançado no ano passado, que narra parte da história dos 125 anos da corporação de Joinville.
Público
O encontro com o candidato da coligação “Aqui é Trabalho” contou com a presença dos comandantes das corporações voluntárias de Joinville, Jaekel Souza; de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi; de Guaramirim, Maicon Rodrigo Ewald; de Massaranduba, Gilberto Alexandre; e de Corupá, José Mueller, além do vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Balneário Barra do Sul, Márcio de Borba.
Também estavam presentes o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), João Martineli; o presidente da Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme), Victor Kochella e os diretores da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.