Um concerto matinal da Banda Jovem do Polo de Música do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville marcou, neste domingo (15), a passagem dos 15 anos da Unidade 10, celebrado no dia 13 de julho – mesma data em que se comemora a fundação da mais antiga corporação do gênero do País, e integrou os eventos alusivos aos 126 anos do CBVJ.
Os músicos se apresentaram na garagem da Unidade, instalada no bairro Aventureiro, e foram prestigiados pelos bombeiros voluntários, comando, familiares e pessoas da comunidade. O repertório trouxe música popular brasileira, por rock e clássicos dos anos 1970.
O ponto alto da comemoração foi a entrega da bicicleta que pertenceu ao coordenador e hoje patrono da Unidade, comandante Ademar Mas Stuewe, a Geraldo de Moraes, bombeiro voluntário integrante do núcleo inicial da Unidade 10.
A bicicleta foi doada para a corporação, para a qual Stuewe dedicou 53 anos de serviços, pelas filhas Luciana e Patrícia, no início do ano passado. Inicialmente a peça seria sorteada entre os bombeiros; depois, optou-se pelo sorteio entre o grupo remanescente do núcleo inicial da Unidade 10. Finalmente, os colegas decidiam entregá-la ao bombeiro Geraldo porque teve a sua bicicleta furtada nos últimos dias.
“Este gesto, e esta celebração hoje, demonstra e ressalta o verdadeiro espírito de camaradagem apregoado pelos fundadores do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville há 126 anos, o mesmo espírito deixado como legado pelo comandante Stuewe”, disse a vice-presidente da Associação Corpo de Bombeiros de Joinville, Dolores Carolina Tomaselli, que falou em nome da diretoria.
Sobre a Unidade 10
Durante a década de 1980, acompanhando o desenvolvimento urbano de Joinville, o Corpo de Bombeiros Voluntários passou a contar com unidades descentralizadas para otimizar o atendimento das ocorrências.
Assim, nas comemorações pelos 111 anos do CBVJ, em 13 de julho de 2003, foi instalada junto a garagem da secretaria regional do Aventureiro a Unidade de número 10, formada exclusivamente por bombeiros voluntários, num total de 158, atendendo 24 horas por dia e tendo a frente o Bombeiro Voluntário Ademar Max Stuewe.
Hoje a unidade presta mais de seis mil horas de trabalho nas escalas operacionais mensais e mantém o atendimento em toda a região Nordeste da cidade.
Banda Jovem
Formada a partir de 2014, a Banda Jovem dos Bombeiros Voluntários de Joinville tem por objetivo a realização de concertos populares para sopro e percussão. Seu repertório é mesclado por obras originais para esta formação, transcrição de obras além de arranjos sinfônicos.
Participam deste grupamento cerca de 40 componentes entre bombeiros mirins, formados a partir dos grupamentos da Banda Experimental, e músicos voluntários da comunidade. Juntamente com a Banda Sinfônica, grupos de Metais e de Câmara, formam a Banda dos Bombeiros Voluntários.
Além das atividades de formação, o Polo de Música mantém uma média anual de 70 participações culturais em Joinville e região e compreende um universo de 150 integrantes.
Repertório do Domingo Musical
Brasil
Composição de Ary Barroso com arranjo Johnnie Vinson.
Hawaii 5.0
trilha sonora de seriado famoso nos anos 1990. composição DE Mort Steves com arranjos de Michael Sweeney
Happy
canção do músico norte-americano Pharrell Williams gravada para a trilha sonora do filme “Meu Malvado Favorito 2”. Composta e produzida pelo próprio Williams com arranjo de Paul Murtha.
The Final Countdown
Terceiro álbum de estúdio da banda sueca Europe, lançado em 26 de maio de 1986. Música de A. Joey Tempest e arranjos de John Higgins.
YMCA
Canção do grupo The Village People, gravado em 1978, que se tornou um hit em janeiro de 1979. Com arranjo de Larry Norred.
Applause
Canção da norte-americana Lady Gaga, gravada para o seu terceiro álbum de estúdio Artpop. Foi escrita e produzida pela própria Gaga com auxílio de DJ White Shadow.
Ficha técnica
Flauta transversal
Nicolas S. K. Feitosa, Vinicius O. de Almeida , Danyelly de Souza Pedroso, Talya Macedo, Bianca Souza
Clarinete
Larissa Josino, Laurine dos Santos, André Miranda, Lucas M. da Silva, Camila Silveira
Saxofone alto
Esdra Thiago C. Nascimento, Manassés K. Dutka, Paulo A.J.Santos, Carlos E. Furlan, Keila de Carvalho, Wesley Baesso, Julia Marques
Saxofone tenor
Guilherme Vodzinski, Adilson Schramm, Allyson F. Dias
Trompa
Welliton Vieira, Luana Josino, Kamily A. dos Santos, Jacson Ribeuri
Trompete
Bruno Dictra, André Luiz Holz, Bruno Eduardo Fagundes, Joe Daniel C. Pereira, Eduardo Pellissari Moreira, Luiz Brietzke, Adiel Hass
Trombone de Vara Bruno S. Miranda, Marco Quadt
Tuba
Valter Menezes, Bernardo Rosa
Percussão
Daniel H. Santos. Kaleo Auroso
Diretor artístico e musical
Jonatas da Costa
Produtor musical e regência
Geraldo Garcia
Assistente de produção e palhetas
Henriette Helbricht