Quem sonha em fazer parte do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, a corporação do gênero e organização não governamental mais antiga do país, tem uma nova oportunidade. As inscrições para o exame de seleção para o 42º Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional estão abertas entre 10 de dezembro deste ano e 10 de janeiro de 2025.
Interessados em ser bombeiro voluntário devem se candidatar para o teste seletivo entre 10 de dezembro e 10 de janeiro pelo site da corporação
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no link https://bit.ly/3Ycnlj3 disponível no site da corporação (www.cbvj.org.br aba SEJA UM BOMBEIRO VOLUNTÁRIO). Esta edição do curso oferece 90 vagas em duas turmas: Alpha, às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 23h; e Bravo, aos domingos, das 7h30 às 18. Todas as informações estão disponíveis no edital CFBVO.
Leia a íntegra do edital
Os interessados devem observar alguns critérios, como ser maior de 18 anos; estar em dia com o serviço militar (homens) e obrigação eleitoral; não possuir antecedentes criminais; residir no município de Joinville e ter Ensino Médio completo. Outro detalhe que os interessados devem ficar atentos é a especificação de altura mínima: candidatos homens, a partir de 1,65m e, mulheres, 1,55m.
Datas e fases – O exame seletivo, que compreende provas de conhecimentos gerais e aptidão física, será realizado dia 12 de janeiro na Univille, das 8h30 às 11h. Antes da prova física os candidatos serão avaliados por junta médica disponibilizada no local pela organização do exame
A lista dos aprovados também será divulgada no site e redes sociais do CBVJ no dia 24 de janeiro. Depois disso, os aprovados deverão cumprir mais duas etapas: apresentar os documentos digitalizados e comparecer na Unidade Central para entrevista, no dia 25 de janeiro. As aulas iniciam terça-feira, dia 4 de fevereiro, às 18h30, para a turma de terças e quintas-feiras (Alpha) e dia 9 de fevereiro para a turma de domingo (Bravo), às 7h30.
Saiba mais │Resumo das informações e calendário
O quê: 42º Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional dos Bombeiros Voluntários de Joinville
Inscrições: de 10 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025 site www.cbvj.org.br/seja-bombeiro-voluntario-joinville/ ou diretamente no formulário https://bit.ly/3Ycnlj3
Exame seletivo: 12 de janeiro, no campus da Univille, às 8h30
Lista dos aprovados: 24 de janeiro, no site do CBVJ
Envio de documentos e entrevista: dia 25 de janeiro, às 19h, na Unidade Central (rua Jaguaruna, 13)
Início das aulas: 4 de fevereiro para a turma das terças e quintas-feiras (Alpha) às 18h3, e 9 de fevereiro para a turma de domingo (Bravo), às 7h30, na Unidade Central do CBVJ (rua Jaguaruna, 13)
Pré-requisitos para a inscrição
. Ser maior de 18 anos;
. Estar em dia com serviço militar (masculinos);
. Estar em dia com a obrigação eleitoral;
. Não possuir antecedentes criminais;
. Residir no município de Joinville;
. Ter concluído o Ensino Médio;
. Em relação à altura: homens altura a partir de 1,60m e mulheres 1,55m;
.Para mulheres, não estar grávida na data de início do curso.
Itens a serem apresentados/portados pelos candidatos no dia dos testes teórico e físico
. Documento oficial com foto (conforme validade legal);
. Caneta transparente na cor preta ou azul;
. Tênis e roupas apropriadas para o teste físico;
. Para a prova de natação, homens deverão levar short; mulheres, maiô ou bermuda próxima ao joelho e camisa. É vetado o uso de biquíni e/ou roupas íntimas que venham a expor o candidato(a).
Documentos a serem apresentados pelos candidatos selecionados
. Uma foto 3X4 recente;
. Cópia RG;
. Cópia do CPF;
. Cópia Carteira Nacional de Habilitação (não obrigatório);
. Comprovante de residência no município de Joinville;
. Cópia Título de Eleitor;
. Cópia comprovante de votação na última eleição;
. Cópia certificado de conclusão do Ensino Médio, curso técnico ou diploma de graduação superior;
. Cópia Carta Patente ou Certificado de Reservista de 1ª ou 2ª categorias, ou certificado de dispensa de incorporação ou certificado de alistamento militar (no verso deverá constar à situação no serviço obrigatório militar);
. Declaração de vacinação que ateste a vacinação em dia;
. Certidão negativa de antecedentes criminais das justiças estadual, federal, polícias Civil e Federal;
. Comprovante de tipagem sanguínea e fator RH;
. Caso o candidato esteja servindo nas forças armadas, deverá apresentar permissão escrita de seu comandante para inscrição.
2 Comentários. Deixe novo
Causa surpresa a quantidade de equipamentos e uniformes exigidos no edital para que o futuro aluno os compre , afinal o bombeiro voluntário, SMJ, não recebe qualquer valor e para “participar do curso” precisa fazer um investimento desta monta, nos tempos atuais isso é no mínimo questionável. Por tratar-se de voluntariado exigir estes investimentos, é no no mínimo, selecionar os candidatos pelo poder aquisitivo.
Os equipamentos são necessários para as atividades e segurança do voluntário. A atividade é voluntária, não amadora. Portanto, precisa atender regras e normas da atividade de bombeiro e saúde.