Por meio de convênio com a Secretaria da Saúde, corporação passa a contar com unidade de suporte avançada (USA) para transporte de pacientes
Os Bombeiros Voluntários de Joinville colocam em operação, a partir desta segunda (10 de maio), a unidade de suporte avançada (USA), veículo empregado no atendimento a pacientes graves que necessitam de assistência médica e de enfermagem de emergência – clínicas ou acidentes graves. A ambulância está equipada com respirador, monitor cardíaco, cardioversor, bombas de infusão de medicamentos, equipamentos de atendimentos ao trauma (acidentes) e diversos medicamentos específicos para assistência a pacientes graves.
A operação da USA é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Fundo Municipal de Saúde, assinado sexta-feira (7 de maio). De acordo com o termo, a corporação prestará serviços de USA e de suporte básico (USB) por um período de 12 meses considerando a demanda crescente de atendimento pré-hospitalar e transporte de pacientes face a pandemia da Covid-19. “Nossa missão é salvaguardar a vida dos joinvilenses. Tanto a Prefeitura, entidades e a sociedade podem contar com nossa gestão eficiente e agilidade. Isso inclui ampliar o escopo dos serviços do CBVJ, mas sem nunca desviar do nosso foco os atendimentos de acidentes em geral e combate a incêndio,” disse o diretor executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Matheus Cadorin.
Para o comandante do CBVJ, Carlos Kelm, a ativação da USA no atendimento pré-hospitalar, neste formato, representa um passo inovador e pioneiro tanto para os Bombeiros Voluntários de Joinville quanto para as demais corporações voluntárias do Estado. “A USA, apesar de dedicada prioritariamente ao atendimento de vítimas da Covid-19, por força do convênio, quando disponível, poderá ser empregada também em situações de trauma decorrente de acidentes de qualquer gênero, possibilitando uma melhoria na qualidade do atendimento pré-hospitalar”, ressalta. “O veículo, sempre guarnecido por um médico e um enfermeiro, pode oferecer tratamentos mais invasivos e eficientes no próprio local do acidente ou durante o transporte, antes somente possíveis no ambiente hospitalar, aumentando a chance de sobrevivência e aliviando mais rapidamente o sofrimento das vítimas atendidas”, justifica.
O secretário municipal da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, ressalta o benefício da parceria quanto a ampliação e qualificação das ações relacionadas aos serviços de saúde. “Por meio deste convênio, passamos a contar com e eficiência e o comprometimento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville para a remoção de pacientes que necessitam de suporte avançado.”