O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) recebeu a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta (6 de agosto). Em reconhecimento a autoridade máxima do país e prestígio pela sua visita, o CBVJ entregou ao presidente a Ordem da Machadinha – a maior comenda da entidade -, além de medalha comemorativa e um diploma. A comenda foi entregue por Romeu Ernesto Dressel, 82 anos, bombeiro voluntário que hoje integra a Equipe Tradição e há 63 anos na corporação; Gustavo Luiz Beccon Brustolone, 14 anos, e Letícia Silveira, 14 anos, ambos integrantes do Programa Bombeiro Mirim.
O evento na corporação fez parte da agenda em Joinville que incluiu almoço com empresários no condomínio empresarial Parco Perini e visita também ao o 8º Batalhão de Polícia Militar. O encontro foi organizado junto à Associação empresarial (Acij), Federação das Indústrias (Fiesc) e Prefeitura. O presidente chegou no CBVJ por volta das 15h e permaneceu por 90 minutos.
Jair Bolsonaro recebeu a Ordem da Machadinha pelo prestígio da sua visita. Por sua vez, acompanhou a entrega das chaves dos veículos doados à corporação pelo Exército
Nos 129 anos de atividades, Bolsonaro foi o segundo presidente da República a visitar a corporação – o anterior foi Fernando Henrique Cardoso, que inaugurou o Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários, em 1997 -, e o terceiro a receber a comenda (foi entregue a Juscelino Kubitscheck, em 1959, e a Fernando Henrique Cardoso, em 2002). O evento na corporação fez parte da agenda em Joinville que incluiu almoço com empresários e visita também ao o 8º Batalhão de Polícia Militar. O encontro foi organizado junto à Associação empresarial (Acij), Federação das Indústrias (Fiesc) e Prefeitura.
Na mesma ocasião, o presidente Jair Bolsonaro prestigiou a entregada das chaves de dois caminhões do Exército doados à corporação, por meio do 62º Batalhão de Infantaria (62BI), feita pelo comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Sidnei Prado, ao comandante do CBVJ, Carlos Kelm. Os veículos foram licenciados e caracterizados pelos bombeiros voluntários e, agora, serão empregados no transporte de bombeiros e equipamentos em ocorrências. Um deles foi equipado com guindaste.
No seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro, destacou a importância dos bombeiros contou sobre sua participação, quando serviu no Exército, em uma operação de busca e resgate na Serra da Canastra. “Salvar vidas não tem preço. E colaborar com a esperança de quem espera um ente querido, também não tem preço”, disse referindo-se ao episódio. Sobre a comenda do CBVJ, declarou: “Esta recordação será eterna. Meu carinho e gratidão ao trabalho de todos vocês.”
Modelo exemplar – O presidente da Associação de Joinville, Moacir Thomazi, fez o mais longo discurso no evento. Ele resgatando a história dos bombeiros voluntários em Santa Catarina, a eficiência do modelo, a essência do voluntariado e pediu às autoridades presentes o apoio ao modelo. “Somos, presidente Jair Bolsonaro, um modelo viável técnica e financeiramente. É disso que o Brasil precisa”, reforçou.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, bombeiro voluntário há 18 anos, também exaltou o modelo e a abnegação pessoal em favor do próximo. “Um modelo que extrapola quaisquer interesses que não sejam a favor da comunidade”, disse.
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, representou os bombeiros voluntários no Estado e entregou o status da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 218/2019 – que habilita convênios das prefeituras com bombeiros voluntários – à deputada federal Angela Amin, autora da matéria, pedindo a celeridade no seu encaminhamento.
Recepção – A comitiva presidencial foi recepcionada pelo Pelotão de Honra Comandante Frederico Stoll e pela Banda dos Bombeiros, que executou o Hino Nacional; o Hino do Paraquedista, em homenagem ao presidente Bolsonaro; e o Hino dos Bombeiros de Joinville. Estavam presentes os vice-presidentes da Associação Alexandre Schlischting, Dolores Carolina Tomaselli, Ednelson José Meyer, Ivan Frederico Hudler, Francisco Maurício Jáuregui, Mário Zendron e Marcos Krelling. Estavam presentes também o subcomandante operacional do CBVJ, Luciano Favarin, e o subcomandante voluntário, Clailton dos Santos.
Fizeram parte da comitiva os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello; a vice-governadora Daniela Reinehr; e os deputados federais Angela Amin, Caroline Detoni, Coronel Armando, Darci de Matos, Daniel Freitas, Fábio Schiochet e Rogério Peninha.