Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) promoveram a seletiva interna, no último sábado (20.agosto), para definir as duas equipes que vão representar a corporação no 5° Desafio Nacional de Trauma e 4° Encontro Catarinense de Trauma, com a participação de quatro equipes de socorristas e convidados do Samu para treinamento. O evento também serviu de teste de logística, qualificação da equipe de maquiagem de ferimentos de trauma e montagem dos cenários. O CBVJ espera colocar cinco equipes no evento estadual.
Evento também serviu como teste de logística e treinamento das equipes de maquiagem e cenários para o 4° Encontro Catarinense de Trauma e o 5º Desafio Nacional de Trauma
As atividades tiveram auxílio dos bombeiros das corporações que realizaram as três primeira edições do Encontro de Trauma: Concórdia (Paulo Leão, no workshop de maquiagem; Maicol Oro e Luiz Carlos Benini, assessores); Caçador (Jakson Mandelli, nos cenários e logística, e Evandro Soares, congresso técnico e assessoria), além do comandante dos Bombeiros de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Jaime Junior Moser e assessor credenciado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) , que também auxiliou no workshop de maquiagem.
Cada equipe participou de duas provas, nas modalidades standard (uma vítima) e complex (duas vítimas), com tempo de 10 minutos para prestar o atendimento. Para o bombeiro voluntário e ainda estagiário do módulo de APH, Marcelo Gonçalves, a participação na seletiva e a troca de experiência com os assessores “foi uma experiência única”. Segundo ele, de todos os simulados que já participou, este foi o mais próximo da realidade das ocorrências de trauma, até mesmo pela “pressão” dos espectadores e avaliadores. “Enriqueceu meu conhecimento, especialmente quanto à cinemática.”
Para o “veterano” no CBVJ – 20 anos como bombeiro e há 18 atuando no APH -, Maycon Schuta, o Encontro Estadual de Trauma é um “divisor de águas” quanto ao atendimento pré-hospitalar na corporação. “A sistematização dos procedimentos melhora a nossa atuação,” disse. “Vamos ter que treinar muito, independentemente da experiência que temos. Só a participação na seletiva já mudou a minha forma de atender a vítima de trauma, com atenção para detalhes que antes não eram considerados.”
Equipes que disputam vaga pelo CBVJ
Socorrista 1: Bruna de Fátima de Cordova Christan
Socorrista 2: Tiago Oliveira
Socorrista 1: Maycon Rodrigo Schuta
Socorrista 2: Fernando Borges
Socorrista 1: Rafael Bastos da Rocha
Socorrista 2: Felipy Dunquer
Socorrista 1: Gilberto Vifredo Bielau
Socorrista 2: Marcelo Gonçalves
Equipe convidada do SAMU para treinamento
Socorrista 1: Daniela Manganelli Bueno
Socorrista 2: Silvano José Bueno
Sobre o evento – O 4° Encontro Catarinense de Trauma ocorre de 21 a 23 de outubro no ExpoCentro Edmundo Doubrawa, paralelo ao 5º Desafio Nacional de Trauma. No estadual são oferecidas 40 vagas para duplas de socorristas dos bombeiros voluntários, bombeiros militares, SAMU e equipe de aeronave. No nacional também estão abertas 40 vagas para os serviços de emergência do país. A pré- inscrição ocorre de 1 a 25 deste mês (agosto/2022) e, caso o número de candidatos extrapole o de vagas, será dada prioridade para os primeiros inscritos.
O 4° Encontro Catarinense de Trauma e o 5º Desafio Nacional de Trauma são realizados pelo CBVJ, com patrocínio da Orbenk, e promovidos pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – representante da World Rescue Organisation (WRO) desde 2013 quando o país se estabeleceu como membro –, respectivamente. Os dois eventos são seletivas para os encontros nacional e mundial de 2023.
De acordo com Igor Arahon Schwingel, bombeiro voluntário, assessor da Organização Mundial de Resgate WRO e membro do Comitê de Educação e Desenvolvimento de Resgate Veicular da WRO, os desafios de trauma são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços de emergência. “Quando tratamos de serviços de emergência, entendemos que a educação é a única ferramenta capaz de desenvolver os profissionais para esta atividade a qual nos exige desenvolver habilidades para um rápido diagnóstico e acerto nas decisões sobre o tratamento das vítimas observa. “
Leia mais: Encontro de trauma fortalece o atendimento pré-hospitalar em SC
SERVIÇO
O quê: 4° Encontro Catarinense de Trauma e 5º Desafio Nacional de Trauma
Quando: 21 a 23 de outubro de 2022
Onde: Unidade Central do CBVJ (rua Jaguaruna, 13) e ExpoCentro Edmundo Doubrawa (Av. José Vieira, 315 – América)
Vagas: 40 para o 4° Encontro Catarinense de Trauma; 40 para o 5º Desafio Nacional de Trauma
Pré-inscrições para o Estadual: 1 a 25 de agosto nos sites www.cbvj.org.br e www.abvesc.org.br
Pré-inscrições para o Nacional: www.abres.org
Informativo do 4° Encontro Estadual de Trauma https://bit.ly/3BwEcW9