O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville recebeu, nesta quarta-feira (3/7), uma doação por parte do Hapvida de quatro conjuntos de equipamento de proteção respiratória (EPR) constituído de cilindros de ar respirável, manômetros e máscaras. Iniciativas como esta fazem parte da missão da operadora e tem o objetivo de apoiar a manutenção do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. A entrega ocorreu durante a tradicional reunião da diretoria e comando.
Composto por máscara e cilindro de ar comprimido, o equipamento dá respiração autônoma ao bombeiro, permitindo sua entrada em ambientes contaminados por fumaça e gases quentes, sem risco de intoxicação ou queimadura das vias aéreas por inalação. Os trajes vão contribuir tanto para a segurança dos voluntários quanto para a prestação dos serviços. O reforço vem ao encontro da necessidade de aumentar o número de equipamentos já existentes e aprimorar as condições de trabalhos dos voluntários, pois os cilindros doados, por exemplo, são 50% mais leves, fabricados com material plástico.
José Pereira da Costa, superintendente de assuntos regulatórios da Hapvida, destacou a importância do trabalho dos bombeiros voluntários para a comunidade, o que motivou a Hapvida a contribuir com os equipamentos. “O trabalho dos bombeiros é de utilidade pública. O que fizemos não é uma contribuição, mas uma ação de conscientização atendendo uma necessidade dos bombeiros.” O comandante do CBVJ, Carlos Kelm, por sua vez, ressaltou o benefício que os conjuntos trarão para o trabalho operacional.
Programação de aniversário
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville também integra até domingo (7), a operação Alerta Vermelho, promovida pelos Bombeiros Militares. Durante esta primeira semana de julho ocorrem palestras nas escolas, para alunos de 4º e 5º anos, com o objetivo de orientar sobre prevenção contra incêndios e acidentes domésticos.
As ações especiais de julho continuam, pois dia 13 os voluntários chegam aos seus 127 anos de atuação. A programação terá sequência com apresentações da banda dos bombeiros voluntários nos dias 4 e 11 deste mês, nos terminais de transporte coletivo e nas escolas. Os músicos irão desembarcar dos ônibus e agraciar o público presente com a execução de quatro peças musicais.
As celebrações encerram-se no dia 12/7, com a festa dos 127 anos. Durante o evento, haverá homenagem a cinco sócios remidos, que contribuem financeiramente há mais 40 anos; e aos voluntários com mais de 500 horas de serviços em escalas operacionais durante o ano de 2018 e aos 48 que fazem aniversário de atuação (contado em anos múltiplo de cinco), sendo que seis deles estão há mais de 50 na ativa.