A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville recepcionou o governador Jorginho Mello e autoridades, nesta quinta (9.março), autoridades, presidentes de filiadas a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Sc (ABVESC) e bombeiros voluntários para a celebração de termo de autorização para o repasse de recursos, no valor de R$ 8 milhões, para as 32 corporações filiadas à entidade estadual este ano. O documento foi assinado pelo governador Jorginho Mello; Ivan Frederico Hudler, presidente da ABVESC; Cleverson Siewert, secretário de Fazenda; e o Coronel BM Fabiano de Souza, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC. O prefeito de Joinville, Adriano Silva, também firmou o documento como testemunha.
No dia do aniversário de Joinville, Jorginho Mello e a ABVESC celebraram termo que autoriza repasse de recursos para as corporações de SC
Nas boas-vindas aos convidados, o presidente da Associação, Moacir Thomazi, lembrou da tradição dos Bombeiros Voluntários em Joinville, que neste ano comemoram 131 anos de existência; da eficiência do atendimento e da contribuição da corporação também para a formação sociocultural das pessoas da comunidade por meio do Programa Bombeiro Mirim e Polo de Produção Musical. “Nem as duas guerras mundiais fizeram com que os bombeiros voluntários deixassem de atuar,” lembrou.
“Os bombeiros fazem esse serviço que todos adoramos. São eles que vêm ao nosso encontro salvar nossa vida e nosso patrimônio. Estamos fazendo esse repasse na certeza de que vão atender muito bem todos esses municípios”, disse o governador Jorginho Mello. A Secretaria de Fazenda estima que o termo de fomento, que permite a transferência dos recursos provisionados no Fundo Social, deve ocorrer dentro de até 30 dias.
O presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, destacou a importância da manutenção do repasse anual de recursos para os bombeiros voluntários, destacando que são 32 corporações que atendem 51 cidades, totalizando 1,6 milhão de catarinenses. “O modelo é voluntário, mas precisamos de dinheiro para os investimentos e o custeio da operação”, lembrou. “Queremos ser cooperadores do Estado e dos bombeiros militares para o bem da nossa comunidade,” finalizou.
A assinatura do termo de autorização para o repasse de recursos foi prestigiada também pela vice-governadora Marilisa Boehm; Valdir Colatto, secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural; Matheus Cadorin, Fernando Krelling, Sargento Lima, deputados estaduais; Adriano Silva, prefeito de Joinville; além de presidentes e comandantes das corporações de bombeiros voluntários de Joinville, Lontras, Indaial, Jaguaruna, Navegantes, Ilhota, Penha, Pomerode, Treze Tílias, Massaranduba, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá e Itaiópolis.