
Equipe Tradição com o comandante, Jaekel Souza, na festa dos 125 anos do CBVJ
Equipe Tradição com o comandante, Jaekel Souza, na festa dos 125 anos do CBVJ
Os bombeiros voluntários de Santa Catarina serão homenageados nesta segunda (25 de junho) na Assembleia Legislativa (Alesc) em sessão solene pela passagem do Dia Nacional dos Bombeiros, comemorado em 2 de julho. A solenidade é proposição do deputado Vicente Caropreso e vai ocorrer às 19 horas. De Joinville serão homenageadas a Equipe Tradição, o Corpo de Bombeiros e a Acij.
Serão agraciadas 34 pessoas, entre bombeiros militares e bombeiros voluntários, personalidades e representantes de entidades que contribuem de alguma forma com as corporações. “Bombeiros são os super-heróis da vida real, que colocam suas próprias vidas em risco na luta para salvarem outras pessoas”, justificou Caropreso.
Na solenidade a Associação dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina (ABVESC) entregará dez placas em homenagem a entidades, pessoas e corporações que se destacam em favor do voluntariado. Entre Eles a Equipe Tradição, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), integrada por bombeiros com mais de 40 anos de serviços; o Bombeiro Mirim de São Francisco do Sul, pioneiro na criação de um programa para formação de crianças e adolescentes, é mantido há 37 anos.
Coleção de coberturas usados pelos bombeiros de Joinville que será exposta no hall de entrada da Alesc nesta segunda
O Museu Nacional do Bombeiro Voluntários, mantido anexo ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, montará uma exposição no hall de entrada da Alesc com peças do acervo. Será exporto o fardamento completo da corporação, de 1892, composto por cinto, machadinha e apitos; o uniforme de gala da década de 1970 que pertenceu ao comandante Henry Schmalz, além da coleção de capacetes.
A Data
O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado em 2 de Julho, data instituída em 1954 por meio do decreto federal do então presidente Getúlio Vargas. O decreto instituiu a homenagem em função das demonstrações populares de apreço pelos profissionais em razão das constantes provas de valor e bravura. A escolha da data ocorreu em razão da criação, em 2 de julho de 1856, por meio do decreto imperial do imperador Dom Pedro 2⁰, do Corpo de Bombeiros Provisórios da Corte.
Os homenageados da ABVESC
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.