Pela primeira maior honraria do município é entregue a uma instituição
“É um reconhecimento para toda a comunidade”. Assim o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários, Moacir Thomazi, resumiu o recebimento da Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca, nesta quinta (8). A mais alta honraria do município, criada em dezembro de 1999, foi concedida ente ano também para o empresário, presidente da Associação no primeiro centenário da corporação e presidente de honra, José Henrique de Carneiro Loyola.
Thomazi lembrou que o Corpo de Bombeiros Voluntários nasceu em 1892 do espírito de solidariedade dos primeiros colonizadores, e “que participa do crescimento da cidade sob a inspiração do voluntariado”. O bombeiro voluntário Romeu Dressel, que neste ano completa 60 anos de ingresso na corporação e 79 anos de idade, foi convidado a participar do ato de entrega das medalhas.
Loyola, por sua vez, citou a mudança que promoveu no estatuto em 1992, por ocasião do primeiro centenário da instituição, para facilitar o ingresso de mulheres na corporação, as inovações que promoveu na época para ampliar a captação de recursos, como a doação por meio da fatura de energia, e a divulgação do modelo voluntário na França.
“Vocês não são modelo para o Brasil. São modelo para o mundo”, disse aos bombeiros presentes na cerimônia. “Sou presidente de honra e me considero um bombeiro voluntário”, destacou. Já o prefeito Udo Döhler reforçou a sua felicidade em entregar a medalha pela primeira vez a uma instituição e destacou a liderança associativista de Loyola.
A cerimônia de entrega da Medalha Dona Francisca, realizada na noite de quinta (8) no Teatro Juarez Machado, fez parte dos eventos em comemoração aos 167 anos de Joinville, celebrados em 9 de março. Os hinos Nacional e de Santa Catarina foram executados pelo grupo de metais da Banda dos Bombeiros. Além dos homenageados e seus familiares, participaram os diretores da Associação, o comandante Jaekel Souza; o subcomandante voluntário, Jackson Seidel; o coordenador dos voluntários, Luciano Favarin; a Equipe Tradição; líderes do projeto Bombeiro Mirim e alguns integrantes, assim como muitos bombeiros voluntários