
Mobilização de voluntários na Unidade Central para o carregamento dos donativos para o Rio Grande do Sul (Foto: Fernanda Puiatti)
Mobilização de voluntários na Unidade Central para o carregamento dos donativos para o Rio Grande do Sul (Foto: Fernanda Puiatti)
Os Bombeiros Voluntários de Joinville Participam ativamente de ações em favor dos afetados pela tragédia ambiental no Rio Grande do Sul desde o dia 3 de maio, especialmente em três frentes: recolhimento e encaminhamento de donativos para os desabrigados; auxílio nas comunidades afetadas em conjunto com a Defesa Civil e, por fim, integração em missão do Executivo municipal com o propósito de mapear as necessidades do município de Guaíba e planejar ações em parceria.
Na semana de 5 a 10 de maio, todas as unidades operacionais dos Bombeiros Voluntários serviram de posto de arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza para a população gaúcha. A Unidade Central, por sua, centralizou também a separação dos donativos e embarque para os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Estrela, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapiranga. Esta ação mobilizou centenas de voluntários no período. A mobilização dos joinvilenses na ação, coordenada pela Prefeitura e Rotary Club de Joinville resultou na coleta de 880 toneladas de donativos transportadas em 30 carretas.
O coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, e os bombeiros voluntários especialistas em resgate aquático Aguinaldo Lima, Fernando Quadra e Leandro Dresch (Foto: Secom/Prefeitura de Joinville)
No mesmo período, um grupo formado pelo coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, e pelos bombeiros voluntários especialistas em resgate aquático Leandro Dresch, Fernando Quadra e Aguinaldo Lima, atuou nos bairros Santo Antônio, Humaitá, Menino Deus na Vila Farrapos, em Porto Alegre. Nas operações de resgate, utilizaram veículo de apoio, embarcação e equipamentos disponibilizados pela corporação de Joinville. Segundo eles, foram realizados mais de cem resgates de pessoas e 200 animais.
Já nesta quarta-feira, 15 de maio, os bombeiros voluntários Fernando Quadra, Jackson Anzini e Davi Santos Guidi integraram a equipe de Joinville que viajou a Guaíba para planejar ações em parceria com o município gaúcho. Guaíba fica na região metropolitana de Porto Alegre, é banhada pelas águas do lago do mesmo nome e tem 95 mil habitantes. De acordo com o levantamento do governo daquele estado, há cerca de 57 mil pessoas desabrigadas, sendo que 38 mil são de Guaíba e outros 19 mil são de Eldorado, município vizinho.
Estão na missão ao RS: Gustavo Prim, diretor da Secretaria de Governo; Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública; Jairo Machado, coordenador da Defesa Civil; e os bombeiros voluntários Fernando Quadra e Davi Santos Guidi (Foto: Secom/Prefeitura de Joinville)
O executivo municipal “adotou” o município e vai prestar apoio no processo de reconstrução da cidade. A Defesa Civil de Joinville deve auxiliar principalmente no preenchimento de documentos relacionados a desastres. Esses relatórios são enviados para órgãos federais. Já a equipe dos Bombeiros Voluntários de Joinville está indo preparada com equipamentos e materiais que poderão ser usados em resgates, caso tenha essa necessidade.
A equipe é composta pelo secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo; o diretor da Secretaria de Governo, Gustavo Prim; o coordenador da Defesa Civil de Joinville e bombeiro voluntário, Jairo Machado; e os bombeiros voluntários Fernando Quadra, Jackson Anzini e Davi Santos Guidi.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar o desempenho e segurança deste site, conforme nossa Política de Privacidade.