Os Bombeiros Voluntários de Joinville Participam ativamente de ações em favor dos afetados pela tragédia ambiental no Rio Grande do Sul desde o dia 3 de maio, especialmente em três frentes: recolhimento e encaminhamento de donativos para os desabrigados; auxílio nas comunidades afetadas em conjunto com a Defesa Civil e, por fim, integração em missão do Executivo municipal com o propósito de mapear as necessidades do município de Guaíba e planejar ações em parceria.
Na semana de 5 a 10 de maio, todas as unidades operacionais dos Bombeiros Voluntários serviram de posto de arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene e limpeza para a população gaúcha. A Unidade Central, por sua, centralizou também a separação dos donativos e embarque para os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Estrela, Gravataí, Nova Santa Rita, Porto Alegre, São Leopoldo e Sapiranga. Esta ação mobilizou centenas de voluntários no período. A mobilização dos joinvilenses na ação, coordenada pela Prefeitura e Rotary Club de Joinville resultou na coleta de 880 toneladas de donativos transportadas em 30 carretas.
No mesmo período, um grupo formado pelo coordenador da Defesa Civil de Joinville, Jairo Machado, e pelos bombeiros voluntários especialistas em resgate aquático Leandro Dresch, Fernando Quadra e Aguinaldo Lima, atuou nos bairros Santo Antônio, Humaitá, Menino Deus na Vila Farrapos, em Porto Alegre. Nas operações de resgate, utilizaram veículo de apoio, embarcação e equipamentos disponibilizados pela corporação de Joinville. Segundo eles, foram realizados mais de cem resgates de pessoas e 200 animais.
Já nesta quarta-feira, 15 de maio, os bombeiros voluntários Fernando Quadra, Jackson Anzini e Davi Santos Guidi integraram a equipe de Joinville que viajou a Guaíba para planejar ações em parceria com o município gaúcho. Guaíba fica na região metropolitana de Porto Alegre, é banhada pelas águas do lago do mesmo nome e tem 95 mil habitantes. De acordo com o levantamento do governo daquele estado, há cerca de 57 mil pessoas desabrigadas, sendo que 38 mil são de Guaíba e outros 19 mil são de Eldorado, município vizinho.
O executivo municipal “adotou” o município e vai prestar apoio no processo de reconstrução da cidade. A Defesa Civil de Joinville deve auxiliar principalmente no preenchimento de documentos relacionados a desastres. Esses relatórios são enviados para órgãos federais. Já a equipe dos Bombeiros Voluntários de Joinville está indo preparada com equipamentos e materiais que poderão ser usados em resgates, caso tenha essa necessidade.
A equipe é composta pelo secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo; o diretor da Secretaria de Governo, Gustavo Prim; o coordenador da Defesa Civil de Joinville e bombeiro voluntário, Jairo Machado; e os bombeiros voluntários Fernando Quadra, Jackson Anzini e Davi Santos Guidi.