Todos os sábados e domingos, de 16 de dezembro até 25 de fevereiro, equipes visitarão
pontos de banho nos rios, uma ação do Projeto Piava
Os bombeiros voluntários de Joinville participam, a partir deste sábado (16) das blitzes educativas do Projeto Piava – Prevenção a Incidentes e Afogamento no Verão em Água Doce – com equipes da Defesa Civil, voluntários do Núcleo Comunitário de Proteção Civil, agentes de trânsito, Guarda Municipal e Secretaria do Meio Ambiente (Sema).
No primeiro dia, as equipes abordaram os banhistas no Portal da Estrada Quiriri, região rural de Pirabeiraba, das 9 às 12. A proposta é desenvolver junto à comunidade a percepção de riscos relacionados às atividades de lazer nos rios da região, bem como divulgar conceitos de Defesa Civil e alertar para as necessidades da preservação do meio ambiente.
Além da abordam educativa, os bombeiros também visitam os locais mais frequentados por banhistas no verão nos rios Piraí, Quiriri, Cubatão, da Prata e Bonito. No primeiro dia, participaram o líder da equipe de aquaviários, Sidnei Andrade, e os bombeiros Fabiano Cruz, Amarildo Neves, Anderson Ruwer e Odair Joni.
De acordo com Sidnei Andrade, os bombeiros percorrem pelo menos 19 pontos de banho, nos sábados e domingo, demarcados pela Defesa Civil. “É um trabalho intenso”, observa. A equipe verifica a quantidade de pessoas se banhando e os potenciais riscos. “Nosso trabalho é orientar e intervir em um possível afogamento. Um simples gesto de orientação já diminui estes riscos”, diz ele.
Na primeira fase do projeto Piava, em outubro e novembro, foram realizadas palestras educativas com alunos de escolas municipais localizadas em áreas próximas aos rios de Joinville com a participação do bombeiro voluntário Cleber Conte.
Cuidados a serem observados nos banhos de rio
Escolher um lugar seguro: procure informações sobre a profundidade do rio e do local; observe a correnteza e verifique a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
Verifique as condições climáticas e eventos naturais, como enxurradas;
Evite mergulhar, o risco de acidente é maior;
Se comer, evite entrar na água;
As crianças devem estar sempre com adultos;
Evite ficar em áreas com grande profundidade
Procure ficar próximo das margens e perto de pessoas.
Outras dicas também podem ajudar
Procure materiais flutuantes como boias, bolas, câmara de pneu para arremessar a uma pessoa que esteja se afogando;
Use um bambu, vara ou toalha para tentar ajudar a pessoa a sair da água;
Nunca use as mãos ou tente salvá-la se não tiver experiência. A pessoa em perigo está desorientada, pode agarrar quem tenta socorrê-lo e causar risco de afogamento a ambos;
Muita atenção: após dias de chuva, rios apresentam forte correnteza e presença de vegetação e pedaços de madeira arrancados das margens.