A diretoria da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville prestou as últimas homenagens ao ex-prefeito de Joinville e ex-deputado federal, Marco Antônio Tebaldi, falecido neste domingo (13.outubro), às 19h10, no Hospital Unimed Joinville, aos 61 anos de idade. Há dois anos ele lutava contra um câncer no pâncreas. O velório foi realizado no Centreventos Cau Hansen e, o enterro, às 17h no Cemitério Municipal nesta segunda (14). Os bombeiros voluntários ficaram responsáveis pelo transporte da urna e coroas de flores até o local do sepultamento.
Durante os mandatos como prefeito e deputado federal, Tebaldi foi um árduo defensor do modelo “bombeiros voluntários”. Ele assinou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 387/2017 que dispõe sobre a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio com bombeiros voluntários. Na luta pela aprovação da emenda, em 2018 ele criou e presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários, agregando deputados e senadores de vários Estados.
O presidente da associação de Joinville e da Associação dos Bombieros Voluntários no Estado de SC (ABVESC), Moacir Thomazi, lembrou que, enquanto prefeito, Tebaldi viveu o período mais acirrado de oposição ao modelo voluntário. “Ele enfrentou com muita coragem, muita determinação. E depois, como deputado, sua contribuição foi a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários”, disse. “Por estas ações os bombeiros voluntários de todo Estado expressam sua gratidão.”
Servidor público de carreira na Prefeitura de Joinville, Tebaldi foi vereador (1992), ocupou o cargo de Secretário Municipal de Habitação, foi vice-prefeito durante a administração de Luiz Henrique da Silveira (2001 a 2002) e prefeito no período de 2002 a 2004 e de 2005 a 2008. Exerceu dois mandatos de deputado federal, eleito em 2010 e 2014. Em 2011 também ocupou a Secretaria Estadual de Educação, no governo Raimundo colombo.
Marco Tebaldi nasceu no dia 31 de janeiro de 1958 em Erechim (RS). Formou-se em engenharia sanitária e ambiental pela UFSC e em 1986 se estabeleceu em Joinville para coordenar o Núcleo de Bacias Hidrográficas, quando criou o Projeto Mangue, destaque na Eco-92. Nesta segunda (14.outubro) ele iria receber o título de cidadão honorário em sessão solene na Câmara de Vereadores. Tebaldi deixa três filhos e um neto.