O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) recebeu uma ambulância da Prefeitura, nesta segunda (20.maio), cedida por meio de acordo de cooperação entre o Fundo Municipal de Saúde e a corporação. A solenidade de entrega ocorreu no CBVJ e teve a presença do prefeito Udo Döhler, do presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, do deputado estadual Fernando Krelling, do presidente da Acij, João Martinelli, de membros da corporação, lideranças de entidades representativas e autoridades locais.
Adquirido com recursos próprios, um investimento de R$180 mil, o veículo de emergência está montado sobre furgão Renault Master. Foi entregue à corporação equipado com itens obrigatórios e opcionais, como sistema de oxigenoterapia e acessórios (incluindo cilindro fixo de oxigênio, máscara e copo de sucção), cadeira de rodas, poltrona e bancos internos com lixeiro embutido, ar condicionado, isolamento térmico e porta divisória entre a cabine e o salão de atendimento, que garante mais privacidade durante o atendimento à vítima.
“Recebermos a ambulância equipada ajudou muito, pois o investimento para transformá-la é de aproximadamente R$ 64 mil. Ela já está pronta para entrar em operação”, afirmou o comandante do CBVJ, Carlos Kelm. O novo veículo vai substituir uma das unidades até agora em uso e será empregada nos atendimento a resgates terrestres, pré-hospitalares e remoção de pacientes em caráter de urgência e emergência.
De acordo com o presidente da ACBVJ, Moacir Thomazi, neste ano, a corporação já realizou mais de 1,8 mil atendimentos pré-hospitalares, o que representa cerca de 13 ocorrências diárias. Para ele, a ambulância doada é garantia de benefícios para os cidadãos e para os bombeiros voluntários: “A corporação não tinha como fazer esse investimento. Agora, vamos fazer os atendimentos com mais segurança e conforto aos bombeiros e às pessoas que são socorridas”.
Já o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, ressaltou a importância dos serviços prestados pelos Bombeiros Voluntários ao serviço de saúde do município. “Mais do que uma doação, a ambulância representa uma consideração a um dos principais parceiros no atendimento pré-hospitalar de Joinville, nos ajudando muito no dia a dia. A corporação merece a nossa confiança e os nossos aplausos”, declarou.
Saudando o trabalho dos bombeiros pertencentes à velha e à jovem guarda — uma referência à Equipe Tradição —, o prefeito Udo Döhler reforçou: “Essa é a nossa simbólica contribuição para o trabalho que a corporação realiza há décadas, cuidando da segurança e das pessoas da nossa cidade”.
Frota
Na mesma solenidade, a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville apresentou à comunidade os veículos de emergência adquiridos em 2018 com recursos repassados pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de SC (ABVESC) oriundos do Termo de Fomento para investimento – TR 399, assinado com o governo do Estado.
Graças aos repasses, o CBVJ incorporou duas ambulâncias — montadas sobre furgões Mercedes Benz modelo Sprinter L2H2 —; um furgão Peugeot Boxer, também para transformar em ambulância; um furgão Peugeot Expert, para apoio operacional; um utilitário GM Montana, para o Centro de Ensino e Instrução; um chassi Ford, que transformado em veículo de combate a incêndio e resgate (UCIR), além de uma moto aquática.
Além dos novos veículos, a corporação transformou quatro autotanques em veículos de combate a incêndio e resgate, que serão remanejados para as unidades de atendimento nos bairros. O primeiro deles já está em operação no distrito de Pirabeiraba, unidade que atende uma população superior a 30 mil habitantes e às ocorrências na SC-418 (Serra Dona Francisca), que liga Joinville aos municípios do Planalto Norte.