Carlos Kelm passa a ocupar o posto máximo na corporação e será auxiliado por Luciano Favarin e Clailton Santos nos cargos de subcomandantes operacional e voluntário, respectivamente
A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville apresentou, nesta manhã (22), o novo comando da corporação. Carlos Kelm, 55 anos, advogado, voluntário no CBVJ, é o novo comandante. Luciano Favarin e Clailton Santos assumirão o subcomando operacional e dos bombeiros voluntários, respectivamente — ambos pertencem ao núcleo pioneiro da Unidade 10 – Aventureiro que, desde a sua implantação, há 16 anos, opera exclusivamente com voluntário.
A nova organização foi apresentada aos conselheiros, chefes de equipe e voluntários nesta manhã (22 de fevereiro) pela diretoria da Associação. O presidente Moacir Thomazi justificou a troca de comando como uma adequação diante do cenário econômico e o resgate da tradição da entidade, o de manter um voluntário no comando. “Os bombeiros estão se adequando aos novos tempos. Estamos propondo, também, uma volta às origens”, ressaltou. “O esforço é em conjunto, de todas as pessoas que fazem parte desta corporação, um orgulho da cidade.”
O diretor administrativo, Marcos Krelling, falou, ainda, do cuidado da diretoria em gerir os recursos para garantir a manutenção e perpetuação do CBVJ. “Queremos enaltecer o espírito colaborativo”, disse. Já o diretor financeiro, José Carlos Meinert, lembrou a necessidade de renovação e readequação para “enfrentamento de um cenário de dificuldades financeiras” e pediu o engajamento de todos nessa mudança. “O bem maior é esta corporação,” lembrou.
Para uma plateia formada por chefes de equipe e de setores do administrativo, chefes e subchefes voluntários, líderes, conselheiros e bombeiros, o novo comandante Carlos Kelm lembrou sua trajetória no CBVJ iniciada em 1992 — ano do primeiro centenário — e destacou seu propósito de implantar novas rotinas de trabalho e de entendimento com todos que integram o universo CBVJ. “Quero o apoio e a colaboração para levar esta corporação de volta ao lugar que ela merece”, finalizou.
Quem são
Comandante: Carlos Kelm, 55 anos, advogado, natural de Joinville, voluntário que se inspirou no ex-sogro, Leopoldo Schulz. No CBVJ introduziu o curso de mergulho e o resgate aquaviário. Como bombeiro, tem habilidades e funções de combate ao fogo, mergulhador, motorista de veículo de emergência, socorrista e instrutor.
Subcomandante operacional: Luciano Favarin, 42 anos, administrador de empresas. Fez o curso de formação de bombeiro voluntário para ingressar na primeira turma de bombeiros da Unidade 10, inaugurada em 2003.
Subcomandante voluntário: Clailton Santos, 44 anos, motorista na Transtusa. Fez o curso de formação de bombeiro voluntário para ingressar na primeira turma de bombeiros da Unidade 10, inaugurada em 2003.