Salvar vidas, proteger o patrimônio ameaçado de destruição pelo fogo e conscientizar as pessoas sobre medidas básicas de segurança em várias situações do cotidiano. Esta é uma amostra dos principais atendimentos prestados todos os dias pelos bombeiros voluntários de Joinville, situações que se repetiram mais de 7 mil vezes somente durante o ano passado.
Para difundir as informações sobre o trabalho e arrecadar recursos para garantir a manutenção desse serviço, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville lançou a campanha “O Bombeiro vai até Você”. Duas equipes de bombeiros voluntários, uniformizados e portando carteirinha de identificação, batem à porta das casas e empresas convidando as pessoas a contribuir por meio de débito na fatura de energia elétrica (Celesc).
A iniciativa dos bombeiros voluntários de Joinville se inspirou em campanhas similares feitas em outras corporações de voluntários do Estado. “Cada pessoa pode doar a quantia que desejar”, diz o executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Matheus Cadorin. “Se todos contribuírem com um pouquinho, será o suficiente para manter o atendimento rápido e eficiente que sempre almejamos”, observa.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a entidade do gênero mais antiga do país. Há 126 anos todos os serviços prestados são gratuitos para a população, mas tem um custo elevado, observa Cadorin. A corporação precisa manter veículos adequados para diferentes ocorrências de salvamento, equipamentos e treinamentos para os bombeiros acompanhando, também, a evolução tecnológica. “100% do que é arrecadado retorna em melhorias para a comunidade”, reforça.
Quem são │Identifique os bombeiros que batem à sua porta
Anderson Adami
Fábio Ancini
Guilherme Eduardo Iomes
Israel Anderson de Braga
Moacir Ceola