As provas de natação, corrida, fobia e claustrofobia são eliminatórias
De manhã, nadar 50 metros, flutuar e ficar um tempo submerso; depois, correr 1.400 metro em no máximo 12 minutos. De tarde, subir escadas usando máscara e cilindro de oxigênio e, ainda, carregar pesos, rastejar em labirinto escuro cheio de obstáculos, arrastar equipamentos, retomar os pesos e descer as escadas no menor tempo possível.
Achou pouco? Ainda não acabou. Na sequência, escalar 25 metros em uma autoescada, sinalizar que chegou ao nível delimitado e descer em até seis minutos. Por fim, passar pela entrevista, justificar por que quer ser um bombeiro voluntário e optar pelo horário e dia de curso.
Assim foi o domingo para 143 candidatos que disputam uma das 120 vagas para o 32⁰ Curso de Formação Operacional dos Bombeiros Voluntários de Joinville. O teste de aptidão física (TAF), realizado nas piscinas da AABB e na Unidade Central do CBVJ, é seletivo.
Segundo o subcomandante voluntário, Jackson Renato Seidel, os exercícios do TAF mostraram que os candidatos têm alta qualidade física e que entraram no processo realmente para seguir em frente. “Os que se inscreveram e mantiveram o compromisso de fazer o curso de formação estão muito bem preparados fisicamente. Agora, somente os melhores vão ficar”, disse.
O resultado do TAF será divulgado no próximo dia 23. Os 120 selecionados terão até o dia 2 de março para entregar a documentação (veja calendário abaixo).
Voluntários
Para a realização dos testes de aptidão, a corporação precisou mobilizar uma equipe de 40 bombeiros voluntários, sob a supervisão do subcomandante voluntário.
Eles foram coordenados pelo líder do aquaviário, Sidnei Andrade (prova na piscina); pela líder voluntária da Alfa, Karine Borges (corrida); o bombeiro voluntário Cleber Conte (altura e fobia), pelo subchefe voluntário da Unidade 10, Rogério Hang (claustrofobia) e o coordenador dos voluntários Luciano Favarin (entrevistas).
O 32⁰ Curso de Formação Operacional dos Bombeiros Voluntários de Joinville oferece 120 vagas e vai formar voluntários para atuar nas unidades 3 (Itaum), 9 (Vila Nova) e 10 (Aventureiro). Terá duração de quatro meses e todas as aulas serão ministradas na Unidade Central. No fim do primeiro período, iniciam os módulos complementares para especialização em combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate vertical e aquaviário.
Veja o calendário
- 23 de fevereiro
Divulgação do resultado dos aprovados no site da corporação (www.cbvj.org.br – aba blog)
- 2 de março
Prazo final para provados entregarem a documentação
Local: Unidade Central, para o coordenador dos voluntários Luciano Favarin
Documentos necessários:
– Pessoais: RG, CPF, CNH e comprovante de residência
– Médicos: fator RH e atestado de aptidão física
– Negativa de antecedentes criminais: Polícia Civil, Justiça Estadual e Federal
- 4 de março
8h – aula magna
Local: auditório da Unidade Central
Fique atento
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville mantem, permanentemente, abertas as inscrições para quem quer fazer parte da corporação. Basta entrar no site www.cbvj.org.br e fazer a inscrição na aba “Seja um Bombeiro Voluntário”. As inscrições feitas a partir de agora serão válidas para o curso de formação em 2019.