O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville deu mais um passo no sentido de melhorar o reporte das ocorrências para os veículos de comunicação. Ativou, esta semana, no ambiente do site (www.cbvj.org.br), uma sala de imprensa com acesso a formulários de atendimento às urgências e emergências e estatísticas mensais do operacional (este último, ainda em atualização). A plataforma, desenvolvida pela JCG Sistemas, complementa o serviço já oferecido via Twitter (https://twitter.com/bvsc_joinville).
O acesso é fácil e rápido: a janela de acesso está no mapa do site (barra inferior). Basta se cadastrar e acessar os relatórios das últimas 24, 36 ou 48 horas. Quem precisar pesquisar período anterior tem a opção usar o calendário e definir as datas de interesse. Um diferencial dessa ferramenta é que permite acompanhar a atualização da ocorrência conforme com a Central de Emergências 193 alimenta a base de dados no Sistema Fibra.
As emergências atendidas pelos Bombeiros Voluntários de Joinville são classificadas em três áreas: incêndios (em edificações e em vegetação); pré-hospitalar (socorro a vítimas em situações que resultam em traumas como as decorrentes de acidentes automobilísticos, quedas, agressões etc.) e extraordinários (salvamento e resgate de pessoas e animais em situação de risco, ações decorrentes de fenômenos climáticos ou em cooperação com a Defesa Civil, entre outros)
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No detalhamento dos incêndios, o formulário aponta a quantidade de água utilizada e a área afetada pelo fogo, por exemplo. Já nos registros de APH, informa tipo de acidente, feridos, idade e sexo das vítimas e a unidade hospitalar para a qual foi encaminhada. Quanto aos extraordinários, mostra o tipo de atendimento. Em todas é reportado, ainda, as guarnições, tipo de veículo de emergência empregado, tempo de atendimento, unidade de bombeiro que deu resposta, endereço e se houve apoio de outra entidade de segurança (Samu, PM, 2ª Cia. BAPM, Defesa Civil etc.).